11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Mitos e Verdades sobre fazer sobrancelha

Desvende os mitos e verdades sobre fazer as sobrancelhas.

Qual é a mulher que não gosta de ter sobrancelhas bem feitas, marcantes e que destacam seu olhar? As sobrancelhas fazem total diferença no visual de uma mulher e hoje, são, sem dúvida, uma das regiões do rosto mais valorizadas pelas mulheres. Além de remover os pelinhos para destacar seu desenho, há também as que alteram sua cor usando a mesma tinta dos cabelos ou preferem truques caseiros como utilizar um lápis de escrever para fazer o preenchimento das falhas, por exemplo. Veja neste artigo o que é mito e o que é verdade na hora de embelezar as sobrancelhas e dar aquela levantada no olhar.

Vale pintar a sobrancelha com a mesma tintura dos cabelos?

Mito. Não é aconselhado o uso da mesma tintura porque a tinta irá enfraquecer os pelos da sobrancelha, já que é fabricada para agir em fios mais grossos e resistentes. Os pelos das sobrancelhas não devem ter a mesma cor dos cabelos e, sim, ser um pouco parecidas. O ideal é que elas tenham a cor do fundo dos cabelos. Para as que quiserem tingir a sobrancelha, hoje, no mercado, existem centenas de produtos específicos para tingir a sobrancelha, que irão embelezá-las sem comprometer a saúde dos pelos.

Deve-se evitar tirar as sobrancelhas com cera?

Verdade. Ao contrário do que muitas pensam, é impossível conseguir tirar todos os pelos com a cera. Além disso, a região dos olhos é extremamente delicada e pode ficar propensa a flacidez, se a “depilação” for frequente. O ideal é sempre remover os pelinhos com a boa e velha pinça, pois, dessa forma, os pelos serão tirados, um a um, com muito mais eficácia e isso não prejudicará seu entorno.

Lápis de escrever pode ser usado para corrigir falhas?

Não! Isso é mito. A melhor maneira de se corrigir uma falha nas sobrancelhas é usando uma sombra marrom, com pinceis específicos para sobrancelha. Além do que, com o lápis convencional, você pode acabar estimulando o desenvolvimento de alergias no local.

O formato ideal da sobrancelha depende do formato do rosto.

Verdade. Muitas mulheres tentam imitar a sobrancelha das atrizes, mas acabam ficando com um aspecto desproporcional ou até feio. Não adianta desejar ter um tipo de sobrancelha que não é ideal para seu rosto e que, consequentemente, não cairá bem em você. Tudo vai depender da musculatura, das curvaturas, da espessura e do próprio desenho da sobrancelha. Por isso, respeite seu molde natural e busque pela sobrancelha que mais combina com seu formato de rosto. O resultado final será muito melhor!

Sobrancelhas finas envelhecem

Verdade! As sobrancelhas finas trazem um aspecto envelhecido ao rosto e isso acontece porque elas diminuem sua expressão. Já aquelas mais preenchidas, além de embelezar o olhar, rejuvenescem.

É importante sempre mudar de especialista para variar

Isso é mito. O ideal é exatamente o contrário. É difícil encontrar alguém de sua confiança e quando você finalmente acha a(o) especialista ideal, o aconselhável é tornar-se cliente fixa. Ficar trocando de designers pode acabar prejudicando seus pelinhos, uma vez que cada um tem uma forma específica de trabalhar e isso pode ocasionar falhas que, em geral, demoram semanas ou até meses para voltar ao normal.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Valderete disse:

    Amei as dicas, parabéns Dotora.

  2. Alda Araújo disse:

    Nossa a minha família todos tem sombrancelhas finas,a minha então fina demais. Quando quero mudar pinto com renna.gostaria muito de uns fios a mais.