Menu

Mito ou Verdade: Chá preto controla oleosidade do cabelo?

Veja se o chá preto realmente controla a oleosidade dos cabelos.

Benefícios gerais do consumo de chá preto.

O chá preto é consumido no mundo inteiro e é feito com a planta Camellia sinesis, ou seja, a mesma que faz outros dois chás muito conhecidos do mundo: chá verde e chá branco. A bebida é muito famosa por conter altos índices de cafeína, substância que ajuda a emagrecer, uma vez que aumenta a queima de gordura. Contendo antioxidante, o chá preto melhora o humor, protege o coração, ajuda na digestão, aumenta a irrigação coronária, diminui sonolência e fadiga, previne o câncer, além de prevenir doenças cardiovasculares e complicações cerebrais degenerativas. Conhecido também como o “chá da alegria”, o chá preto é um ótimo levantador de ânimos, uma vez que aumenta o ácido gamaaminobutírico (GABA), serotonina e dopamina, neurotransmissores associados com a sensação de bem-estar. No caso do chá preto, ele é elaborado com folhas mais velhas e passa por um processo de fermentação mais intenso.

E nos cabelos? Mito ou verdade?

Na hora de cuidar dos fios, muita gente vem, cada vez mais, deixando os produtos industrializados de lado para passar a usar produtos naturais como o chá preto, que além de ingerido, vem sendo muito usado pelas mulheres para remover a oleosidade nos cabelos. Mas, será que ele realmente combate à oleosidade? A verdade é que não há estudos comprovados sobre esse tipo de ação do chá preto, segundo a cabeleireira Sonia Nesi, do Rio de Janeiro. Portanto, isso pode ser configurado como um mito, até então.

Segundo ela, o que acontece, na verdade, é que o chá preto ajuda a ressecar os cabelos, o que pode ser bom para quem tem cabelos mais oleosos, mas isso não configura nenhum tipo de tratamento. A forma correta é aplicar o chá feito com as ervas originais no couro cabeludo e fios, deixando agir por cerca de 30 minutos e lavando os cabelos posteriormente. Sonia explica ainda que a única propriedade desse chá que foi comprovada para os cabelos é a do escurecimento dos fios. Para quem quiser tentar, basta fazer um chá preto bem forte (3 xícaras), acrescentando o dobro de quantidade da erva que você utiliza na preparação do chá normal. Você pode deixar os fios de molho em uma tigela com o chá preto feito ou enxaguar os fios 3 x com o líquido. Outra alternativa é misturar 2 xícaras (480 g) de creme com 2 colheres de chá preto (30 g). Depois, basta passá-lo nos fios e deixar agir por uma hora, antes de enxaguar.

 

CTA Assine o BLOG Dra Luciana Pepino 2