11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Manutenção dos resultados da lipoaspiração

Para garantir os resultados da lipoaspiração é importante adotar hábitos de vida saudáveis, principalmente na alimentação e prática de atividades físicas.

Os resultados da lipoaspiração motivam muitas pacientes a realizarem essa cirurgia estética visando mais satisfação com o contorno corporal e com a própria aparência.

Apesar dos benefícios à autoestima e satisfação pessoal, a manutenção dos resultados da lipoaspiração é importante para que esses sentimentos positivos permaneçam e também que os objetivos almejados na realização do procedimento sejam prolongados.

Uma vez que a lipoaspiração promove a eliminação ou amenização de depósitos de gordura, a paciente deve adotar hábitos que impeçam o retorno desses sinais incômodos.

Como garantir bons resultados da lipoaspiração?

Os resultados da lipoaspiração dependem de uma série de cuidados permanentes após a cirurgia. Não adianta eliminar os depósitos de gordura e, posteriormente, não adotar cuidados preventivos para a formação de novos depósitos.

Conheça a seguir 4 dicas de como manter os resultados da lipoaspiração por mais tempo e evitar a necessidade de uma nova intervenção cirúrgica.

Pós-operatório adequado

O pós-operatório da lipoaspiração é um momento fundamental para uma boa cicatrização e melhores resultados com essa cirurgia plástica. Nesse período, os hábitos ruins comprometem a saúde da paciente e também os resultados estéticos.

Dessa forma, seguir as recomendações médicas no pós-operatório é essencial para evitar problemas no longo prazo. Os cuidados podem incluir:

  • fazer sessões de drenagem linfática;
  • fazer o repouso adequado;
  • usar cinta pós-cirúrgica pelo período correto.

Esses cuidados contribuem na cicatrização e melhora do trauma cirúrgico permitindo que a paciente retome a rotina em menos tempo. 

Alimentação saudável

Uma das principais formas de manter os resultados da lipoaspiração é controlando o peso, o que só é possível com uma alimentação saudável.

Em vez de pensar em uma dieta efetiva, mas temporária, considere que resultados permanentes exigem cuidados de longo prazo, de forma que a reeducação alimentar torna-se uma conduta mais apropriada.

O “segredo” da alimentação saudável todo mundo sabe: invista mais em alimentos naturais, como legumes, verduras, frutas, oleaginosas e grãos. Por sua vez, evite os processados e opções com alto teor de gorduras, sódio e açúcares.

Dicas para manter o resultado da lipo

Prática de exercícios físicos

Outra forma de controlar o peso, manter a musculatura tonificada e o contorno corporal desejado é por meio dos exercícios físicos.

Invista em exercícios aeróbicos, que melhoram a queima calórica e controle do peso, como a caminhada, bicicleta e natação. Faça ainda os exercícios localizados, para fortalecimento e tonificação de partes específicas do corpo.

Aqui, é mais importante que as atividades físicas sejam leves, mas regulares do que intensas, mas esporádicas. 

Outra dica é que não adianta comprometer o pós-operatório e voltar antes para a academia. Essa conduta vai prejudicar a recuperação e não apresenta nenhuma vantagem na manutenção dos resultados da lipoaspiração.

Procedimentos estéticos menos invasivos

A lipoaspiração é considerada uma cirurgia plástica invasiva, sendo recomendada quando os depósitos de gordura são mais significativos e incômodos.

Uma opção após a realização da técnica é investir em procedimentos menos invasivos com alguma regularidade para manutenção dos resultados. Por exemplo, a massagem modeladora auxilia na quebra das células adiposas, reduzindo a concentração de gordura.

Outra opção é a carboxiterapia, que consiste na aplicação subcutânea de CO2 em locais com pequenos acúmulos de gordura, auxiliando na sua eliminação pelo sistema linfático.

O cirurgião plástico de confiança é o profissional mais qualificado para recomendar quais práticas adotar para preservar por mais tempo os resultados da lipoaspiração, seja com procedimentos menos invasivos como com novos hábitos de vida. Converse com seu médico!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).