Lipoaspiração de papada: o que você precisa saber

lipoaspiração de papada

Saiba como se dá essa cirurgia que contribui para melhorar a região do pescoço ao remover a flacidez

Dentre todos os detalhes que incomodam tanto homens como mulheres, está a papada. Na hora de fazer aquela maquiagem ou de ir a algum evento, esse é um ponto do corpo que não tem como disfarçar. Muito se pergunta se há possibilidade de removê-la com o auxílio de uma cirurgia plástica e a resposta é positiva, acontecendo por intermédio de uma lipoaspiração na região. Essa operação é indicada para os pacientes que possuem volume de gordura abaixo do queixo que seja firme, pois há necessidade de retração de readaptação da pele.

Por vezes, a existência da papada é associada com excesso de peso, mas há pessoas que a possuem devido ao envelhecimento. Sem contar que ela começa a aparecer, em média, a partir dos 35 anos. O excedente de pele na região pode surgir também por causa do emagrecimento, onde fica uma sobra que incomoda, especialmente quem é muito vaidoso. É quase rotina se esquecer dos cuidados com o pescoço, mas é importante saber que a pele dessa região é fina e costuma envelhecer mais rápido que o rosto.

Lipoaspiração de papada: como se dá a operação?

 

Para quem ainda está longe dos 35 anos, é importante cuidar do pescoço por meio do hábito de usar protetor solar e fazer hidratação, pois o excesso de exposição solar acarreta no envelhecimento precoce. Há também como prevenir a flacidez facial por meio da ingestão de vitaminas que estimulam a renovação celular. Não se pode esquecer que certos vícios nocivos como fumar e ingerir bebidas alcoólicas em excesso também comprometem a saúde da pele. Vale citar os fatores genéticos que podem provocar a papada também.

Mesmo assim, ainda há a probabilidade de uma pessoa ter pele excessiva no pescoço e a lipoaspiração de papada é a solução para oferecer a harmonia facial. Hábitos inadequados, a falta de cuidados e o envelhecimento fazem os músculos da região perderem a sustentação. Assim, para quem deseja realizar esse procedimento, saiba que, em alguns casos, pode haver associação com o lifting que contribui para a reposição da musculatura cervical.

Os cuidados pós-operatórios da lipoaspiração de papada incluem drenagens linfáticas para eliminar edemas e evitar o aparecimento de fibroses. Há também a necessidade do uso, em média por 15 dias, da malha compressiva. Ao contrário de cirurgias plásticas que tem como objetivo a remoção de gordura, a de papada proporciona ao paciente a falta de necessidade de repouso e o retorno imediato às atividades rotineiras.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).