Descubra por que a limpeza de pele é essencial para a saúde da sua pele!

Limpeza de pele é essencial para a saúde da nossa pele

Cuidar da pele não é fácil, mas alguns tratamentos como a limpeza de pele podem ajudar a manter a higiene e a naturalidade do seu rosto

Cuidar da pele é uma daquelas tarefas que exigem disciplina, mas que não podemos deixar passar. A pele do rosto é um desafio ainda maior já que é mais sensível e acumula sujeiras com mais facilidade. Mas nada que uma boa limpeza de pele não resolva!

O rosto geralmente está mais exposto, seja aos produtos que usamos, ao sol ou aos detritos de poluição espalhados no ar. Por isso, é importante ter cuidado constante e atenção especial na hora de higienizar, usar ou retirar maquiagem, hidratar ou fazer qualquer outra intervenção.

A limpeza de pele é uma ótima pedida para quem quer acertar no tratamento para o rosto. Existem inúmeras variações, que servem para se adaptar a cada tipo de pele, idade ou situação especial, como doenças ou gestação, por exemplo.

Para entender qual é a melhor opção para você, é preciso consultar médicos especializados. Dessa forma, mesmo que você decida adotar cuidados caseiros, você saberá como agir da maneira correta. Porém, antes de fazer o procedimento, é necessário saber mais sobre ele.

O que é limpeza de pele?

A limpeza de pele é um processo no qual é avaliado o nível de impurezas (cravos, espinhas, miliuns e outras sujidades comuns) em seu rosto e, a partir disso, é feita a escolha de produtos e o tipo de limpeza que será realizada, seja ela caseira ou profissional.

Veja também como é uma limpeza de pele caseira ou profissional

Como é uma limpeza de pele caseira

A limpeza de pele feita em casa pode ocorrer de diversas formas, sendo as mais comuns com ingredientes encontrados na cozinha ou facilmente em supermercados. Há também a possibilidade de usar produtos químicos ou medicamentos encontrados em farmácias.

As receitas feitas em casa geralmente utilizam algum ingrediente que adere à pele, como o mel; um esfoliante, como o açúcar; e um hidratante, como o óleo de coco ou a banana. As misturais são as mais variadas possíveis, sendo bem simples ou superexóticas.

Como é uma limpeza de pele profissional

Este tipo de limpeza é mais profundo e normalmente é acompanhada de alguns produtos e instrumentos específicos para cada uma das etapas. É um procedimento que atinge a pele com uma maior intensidade, mas não é mais prejudicial se for feito da forma correta.

Homens também precisam desse cuidado. Veja tudo sobre a limpeza de pele masculina.

Etapas da limpeza de pele profissional

A primeira etapa consiste em limpar a pele e prepará-la para as próximas fases. É nela que são aplicados produtos de limpeza profunda, fazendo uma desintoxicação das células do rosto.

Na segunda fase, é preciso utilizar vapor de água, ozônio ou alguns tipos de máscaras para que os poros sejam abertos e facilitem a retirada de todas as impurezas, sem ferir a pele e propiciar maior eficácia para o próximo passo.

A fase de esfoliação, que é a terceira etapa, serve para eliminar células mortas e restos de sujeira do rosto por meio de uma leve raspagem da pele, feita com grânulos muito finos. Em seguida, vem a fase da extração, quando são retirados cravos e miliuns.

Os cravos são espremidos manualmente com o auxílio de gazes para diminuir as chances de lesão. Já os miliuns são eliminados com a ajuda de uma microagulha que abre caminho para o sebo sair. Esta fase é a mais agressiva e pode causar incômodo, feridas e vermelhidão.

Essas reações são controladas etapa seguinte com a aplicação de loções, cremes ou máscaras, justamente para que os pequenos ferimentos cicatrizem de forma mais rápida e seu rosto relaxe para voltar ao normal.

Na última fase, também é aplicado o protetor solar para resguardar sua pele da radiação e evitar que haja queimaduras após o processo, já que a pele está mais sensibilizada. A massagem que acompanha a aplicação acelera a recuperação da pele.

Confira também se há Contraindicações da limpeza de pele

Contraindicações da limpeza de pele

Mulheres grávidas podem realizar a limpeza de pele, porém devem ter cuidado redobrado. Isso porque a região do rosto fica naturalmente mais sensível e mais suscetível a irritações e manchas.

Todos os produtos utilizados, principalmente ácidos e antibióticos, devem ter aprovação do seu obstetra para não prejudicar sua saúde ou a do bebê.

Pessoas que têm muitas espinhas ou espinhas amareladas também devem tomar cuidado. É necessário fazer um tratamento prévio antes de realizar a limpeza de pele para evitar problemas como marcas ou cicatrizes ou mesmo piorar o quadro.

Os amantes do sol também devem evitar a limpeza de pele: o bronzeado deixa a pele mais sensível e ativa a produção de melanina, substância que deixa a pele mais escura e pode causar manchas.

Os cuidados depois da limpeza de pele

Tome cuidado com receitas caseiras, pois a variedade de ingredientes pode ser prejudicial para alguns tipos de pele. É essencial também lembrar que alguns ingredientes, mesmo que sejam naturais, podem causar manchas ou irritação, como as frutas cítricas.

Já para as limpezas profissionais, é importante realizar procedimentos somente em clínicas especializadas. Ainda, é fundamental que seu dermatologista fique a par da situação e oriente você em seus tratamentos.

Além disso, você deve ficar longe do sol por 48 horas depois da limpeza de pele e reforçar o uso do protetor solar para evitar a formação de cicatrizes e manchas permanentes na pele sensibilizada.

Não deixe de conferir quais são os processos essenciais da limpeza de pele.

Aproveite para relaxar!

Uma sessão de limpeza de pele também pode se tornar um momento para relaxar. Diversas clínicas oferecem pacotes de cuidados da beleza que incluem também massagens, meditação, cuidados com o cabelo, entre outras diversas opções. Aproveite!

CTA Ainda tem duvidas