Limpe o organismo com a dieta detox!

dieta detox

Saiba como cuidar da saúde depois dos exageros nas festas de final de ano

Para quem não poupou no bom prato na festa natalina e sabe que o episódio se repetirá na festa de ano novo, é bom ter a mão a dieta detox, uma solução para quem quer eliminar a sensação de inchaço pós-festa causada pelos exageros no consumo de pratos muito calóricos. É normal beber um pouco a mais em meio à festança, como também não poupar na ingestão de docinhos e salgados. Dá para curtir sem peso na consciência, mas, se você pisou na bola em demasia, não adianta correr horas na esteira sem voltar a regrar na alimentação.

É aí que entra a dieta detox que tem como objetivo eliminar toda aquela sensação de inchaço e de gases, alguns prejuízos para quem extrapolou nos comes e bebes durante as festividades de final de ano. Ela tira o desconforto de “corpo pesado”, um incômodo causado pelo acúmulo de gordura, de sal e de açúcar no organismo por causa dos exageros cometidos. Além disso, essa dieta também ajuda a impedir a retenção de líquidos e o ganho de peso.

Ao aderir a dieta detox, é importante consumir bastante líquidos, desde água até chás e sucos que sejam diuréticos, como o chá verde e o suco de abacaxi. No cardápio, opte por refeições leves, ricas em saladas. Dê preferência para legumes, frutas e verduras que ajudam na hidratação do organismo, como melancia, brócolis e espinafre. Esqueça qualquer alimento derivado de leite, como também frituras, carnes vermelhas e carboidratos em geral.

É difícil ficar sem essas guloseimas, mas pense no bem-estar que a dieta detox lhe trará. Em um dia, é possível sentir as diferenças, não só externamente, como interiormente, pois ela ativa a circulação e reforça a defesa do organismo. Se você gostar dos resultados, é bem capaz que continue a comer pouco e de maneira saudável, o que pode influenciar no emagrecimento. Afinal, você trocará um prato muito calórico por um menor repleto de alimentos mais magros. Para turbinar os efeitos, faça atividades físicas.

Os alimentos termogênicos se tornaram queridinhos de homens e mulheres e podem ser inclusos na dieta detox, pois aceleram o metabolismo, o que acarreta na queima de calorias. Compre gengibre, laranja, kiwi e vegetais fibrosos para dar um incremento na dieta. Faça um esforcinho também e prefira bebidas sem açúcar. Se puder, invista na água de coco, que devolve ao organismo sais e minerais, sem contar que contribui para deixar a pele hidratada.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).