Menu

Ioga: a favor do bem-estar e da paz interior

beneficios ioga

Os retiros que promovem essa prática podem ser o que faltava para recobrar as suas energias

Todo mundo procura uma forma de fugir da rotina enlouquecedora e encontra um pouco de paz ao se dedicarem à ioga, uma prática indiana muito procurada no Brasil. O exercício tem grande influência no equilíbrio do corpo e da mente e é um ótimo recarregador de energia para quem se sente esgotado, ansioso e até mesmo muito estressado. Ao redor do mundo, há muitos lugares que proporcionam o chamado “retiro de ioga”, onde um grupo de pessoas, de qualquer canto do mundo, se encontra para se esconder do dinamismo da vida real.

Para quem quer unir uma viagem a um roteiro de beleza, esse relaxamento pode ser encontrado na Costa Blanca, localizada na Espanha. Para vocês terem uma ideia, esse lugar foi considerado como uma das regiões que possuem o clima mais saudável da Terra. Quem é grande fã de ioga e tem curiosidade de experimentar novos métodos de prática, basta ingressar nessa aventura e se hospedar em hotéis que oferecem essa possibilidade. Acompanhado ou sozinho, é possível relaxar nem que seja por dois dias.

Um exemplo é o grupo Yoga Breaks que se hospeda em um hotel espanhol, próximo da cidade de Alicante, na primavera e no outono. O local é rodeado por montanhas e tem uma vista incrível para o oceano. Os iniciantes e até aqueles que têm uma prática intermediária/avançada de ioga conseguem usufruir o exercício e se livrar de todas as tensões. Em dias de calor, ela é praticada próxima ao mar. Não é bacana?

Ainda há outras atividades que podem ser realizadas no retiro de ioga, como caminhadas, andar de bicicleta nas montanhas, fazer um passeio de caiaque e, para descontrair, aprender um pouco da culinária espanhola. Para deixar os nervos calminhos por mais tempo, há massagem e aromaterapia facial.

Além de ser uma oportunidade de conhecer um novo país, é uma chance de fazer novos amigos.

 

Os benefícios da ioga

 

A boa parte da ioga é que qualquer pessoa pode praticá-la. Ela é ótima para quem busca qualidade de vida, promove o bem-estar e traz paz interior. Para quem tem depressão, a atividade proporciona equilíbrio emocional. Para quem tem problema de sono, ela traz relaxamento e diminui a ansiedade. Tudo porque a ioga tem um grande poder calmante. Além desses benefícios, ela também ajuda a circulação sanguínea, melhora o funcionamento dos órgãos e alivia dores musculares, bem como os fortalece.

Para quem anda desanimado, talvez a solução esteja na ioga. Depois de um tempo de prática, nota-se um aumento da força e da flexibilidade, e facilidade na hora de se alongar. Esse combo se reflete na postura que também é beneficiada. Para quem busca perder alguns quilinhos, ter a ioga dentro da rotina de atividades físicas pode ser uma ajudinha extra. As posições são feitas de maneira lenta, respeitando os limites do corpo do praticante, o que contribui para uma respiração mais controlada, bem como ajuda a frequência cardíaca.

Independente se o desejo é obter paz interior ou melhorar o condicionamento físico, a ioga pode ser uma grande oportunidade para fazer a junção dos dois e manter a saúde em dia.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).