Hábitos rotineiros prejudiciais à saúde

Hábitos rotineiros prejudiciais à saúde

Fique por dentro de ações corriqueiras que podem comprometer o seu bem-estar

No meio da correria, é impossível pensar nos hábitos rotineiros prejudiciais à saúde. É tanta coisa na cabeça que pensar no bem-estar fica em pausa. Comer lanches gordurosos, matar a sede com refrigerantes e beliscar no final da tarde um pacote de bolacha são atitudes bastante comuns, como também carregar muito peso nos ombros por causa de bolsas e mochilas. Além de itens como a ausência de uma alimentação saudável, há outros hábitos recorrentes que mal percebemos e que cometemos praticamente todos os dias.

A famosa bolsa pesada é um vício entre as mulheres que a usam com desculpinha de ter necessidade de se “garantirem” e colocam tudo o vê pela frente dentro dela. As de modelo grande são as preferidas, onde se amontoam objetos que é bem fácil não se lembrar de como foram parar ali. Na hora de arrumar a bolsa, jogue o que há nela em cima da cama e apenas inclua o que é relevante, como guarda-chuva, um nécessaire reduzido, quem sabe um livro, celular, etc. Ao fazer isso, evitam-se dores e espasmos nas costas e no pescoço, e artrite.

Além da bolsa pesada, quem se inclui na longa lista de hábitos rotineiros prejudiciais à saúde é o uso do belo sapato de salto alto. Não há problema nenhum em usá-lo, mas, em excesso, ele pode causar dores nos joelhos e nos tornozelos, como também nas costas. Para se proteger, tenha sempre uma sapatilha em mãos para dar uma folga aos pés. Se você fica sentada, aproveite para deixá-los livres por alguns segundos e os alongue. Afinal, eles passam muito tempo no aperto e isso pode acarretar outros problemas, tais como o joanete.

Outro fator que faz parte dos hábitos rotineiros prejudiciais à saúde é se exercitar demais. Com a chegada da temporada de calor, há o grupo de pessoas que quer eliminar os quilinhos ganhos no inverno de uma hora para outra, e não é bem assim que acontece. Malhar em excesso pode causar a fadiga dos músculos, como também lesões nos joelhos e nos tornozelos por conta das repetições. O mesmo vale para a região do abdome que sempre é castigado pelo excesso de exercício. Saiba que as gordurinhas não sumirão em 1 semana, então, vá devagar!

É importante ter uma rotina saudável de exercícios, como praticá-los 3 vezes por semana, em um misto de atividades aeróbicas e musculação para que o corpo fique em forma e o organismo saudável. Ao incluir a academia na rotina, valorize a boa noite de sono, algo também esquecido e que pertence aos hábitos rotineiros prejudiciais à saúde. Dormir mal impede que o corpo recobre as energias e, o sono acumulado, pode gerar distrações e alterações de humor, bem como deixar a aparência com olheiras intensas e rosto pálido.

No dia a dia é muito fácil sermos pegos pelos hábitos rotineiros prejudiciais à saúde. É normal escorregarmos, mas o importante é se policiar para evitar que pequenos detalhes comprometam seu bem-estar.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).