Hábitos que prejudicam a pele

Para que a pele não fique envelhecida e as rugas apareçam precocemente, é preciso ir muito além dos hidratantes, cremes e tratamentos de pele. Alguns hábitos que prejudicam a pele precisam ser controlados para que isso não aconteça.

Tomar sol sem protetor solar está entre os vilões da pele. A exposição pode levar a danos permanentes, como as rugas, por destruir o colágeno e as fibras da pele. Nunca se esqueça de passar o bloqueador solar, mesmo que não vá à praia.

Obstruir os poros com frequência também é uma contra indicação. Isso acontece quando vamos dormir sem retirar a maquiagem que usamos durante o dia. O indicado é usar tonificantes que não contenham álcool em sua composição.

 

O cigarro é um vilão comprovado para a saúde geral do nosso corpo. Na pele, ele causa a quebra das fibras elásticas da pele, estimulando a produção de radicais livres e, segundo estudos japoneses, fumar causa uma perda de até 40% do colágeno. Além disso, o cigarro também impede a oxigenação e resseca a pele.

Comidas gordurosas e industrializadas também podem piorar a pele! O excesso de gordura torna a pele mais oleosa, contribuindo para o aparecimento de cravos e espinhas, por entupir os poros.
É preciso aliar os produtos e tratamentos que temos à disposição aos nossos hábitos diários. Para que nossa pele permaneça mais jovem e saudável por mais tempo.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).