11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Ginecomastia: uma preocupação masculina

Os homens são tão vaidosos quanto às mulheres. Já se foi o tempo que ir a um salão de beleza ou passar uma temporada em um SPA era considerado coisa de menina. Hoje, eles vão à procura de métodos que realce a beleza e que propicie o bem-estar.

Entre os métodos comuns, como cortar os cabelos, há quem procure os meios cirúrgicos para se sentir melhor ou por questões de saúde. Para ambos os casos, apresentamos a ginecomastia. O nome soa feminino, mas é mera impressão. O termo refere-se ao crescimento em excesso da mama masculina que pode ser glandular, gordurosa ou mista.

A ginecomastia pode acontecer nos homens durante o período da puberdade ou ao envelhecerem devido aos distúrbios hormonais ou à obesidade. É preciso dar atenção aos adolescentes que estão inclusos nesse quadro para evitar preocupações emocionais e desconfortos.

O problema de excesso de mama também pode ocorrer devido ao consumo de alguns tipos de antibióticos. O uso de drogas, dentre elas, o álcool, as anfetaminas e os antidepressivos tricíclicos também podem acarretar a ginecomastia. Até mesmo o surgimento de tumores pode ocasionar a impressão de se ter volume na mama.

Para retirar o excesso da mama é preciso recorrer à cirurgia plástica. É importante que você siga os procedimentos adequados antes de tomar qualquer decisão involuntária. Respeite as indicações, como o jejum de 8 horas. Não ingira bebidas alcoólicas ou faça refeições pesadas na véspera do procedimento. Atente-se e reprograme a agenda, pois você ficará de molho por pelo menos 7 dias ou mais.

Ao optar pela cirurgia, não se preocupe com relação às cicatrizes, pois elas variam de pessoa para pessoa. Alguns pacientes ficam com marcas mais aparentes por causa das diferentes reações à cicatrização. Mas não se preocupe, pois esse fator será checado nos exames pré-operatórios.

Não deixe de seguir as prescrições médicas para uma recuperação rápida e indolor.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Cesar augusto disse:

    gostaria de saber aonde fica essa clinica ?queria saber valores tbm ginecomatia?