11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Feno Grego: Bom para o cabelo e rico em vitaminas

Conheça os principais benefícios do feno-grego.

Você já ouviu falar sobre o feno-grego? O feno-grego, também muito conhecido como alforvas ou fenacho, é uma planta que ajudam a tratar diabetes, colesterol, gastrite, cólicas e feridas em geral. Com propriedades anti-inflamatórias, laxativas, redutoras e afrodisíacas, o feno-grego pode ser usado ainda para estimular a testosterona, inibir o apetite, tratar hemorroidas e aumentar a massa muscular, além de diminuir medidas, prevenir a queda de cabelo e aliviar os desagradáveis sintomas da menopausa.

O feno-grego é utilizado desde épocas antigas como especiaria ou erva medicinal. Suas sementes são usadas amplamente na cozinha oriental e ele tem um sabor amargo bastante peculiar. Se você ainda não o conhecia, saiba que o feno-grego vem ganhando cada vez mais destaque nas prateleiras e alcançando adeptas dos quatro cantos do Brasil. Atualmente, suas sementes podem ser encontradas em lojas de produtos naturais e feiras por preços bastante agradáveis ao bolso. Essa planta oferece tantas vantagens que fica difícil citar todas elas num só texto. Separamos, nesse artigo, seus principais benefícios.

Veja os principais benefícios do feno-grego:

1. Reduz os sintomas da menopausa

Feno-grego possui isoflavonas de estrogênio, que são muito semelhantes ao hormônio sexual feminino, chamado de estrogênio. A perda de estrogênio é uma das principais causas da menopausa e de todos aqueles sintomas desagradáveis desse período da mulher. O feno-grego, nesse caso, ajuda a prevenir ou aliviar os sintomas da menopausa, além de ser conhecido por facilitar o ciclo de menstruação da mulher.

2. Controla diabetes e reduz colesterol

Feno-grego alivia as diabetes de tipo I e II. Isso porque ele induz a liberação de açúcar através da urina em até 55%. Suas fibras naturais podem diminuir a taxa de absorção de açúcar no sangue e seu aminoácido estimula a produção de insulina. Para controlar a diabetes, recomenda-se o consumo diário de 15 gramas de feno-grego. O consumo de feno-grego também reduz consideravelmente o nível de colesterol ruim no sangue, o que, consequentemente, ajudará a mandar para bem longe as doenças cardiovasculares

3. Inibe apetite e emagrece

Por ser rico em fibras e diminuir o colesterol no sangue, o feno-grego ajuda a perder peso de forma indireta. Sua fibra natural solúvel (galactomanana) tem a característica de inchar quando entra em contato com a água e é exatamente isso o que acontece em nosso estômago. Com isso, ele aumenta a saciedade e diminui os ataques de fome, principalmente durante a noite, ajudando na digestão e no trânsito do intestino, além de ser uma ótima opção para melhorar o metabolismo e exterminar alguns quilinhos.

4. Ótimo para pele e cabelo

O feno-grego tem incríveis ações antioxidantes e ajuda a reparar danos causados por radicais livres, principais causadores do envelhecimento precoce. Além disso, é ótimo não só para a saúde, mas também para a estética do corpo. Feno-grego trata cáries, celulite, acnes, além de aumentar a massa muscular e diminuir a gordura do corpo. No cabelo, o feno-grego combate a calvície, diminui o frizz, hidrata e faz com que os fios cresçam mais rápido, trazendo, ao mesmo tempo, mais brilho, leveza e resistência aos fios.

5. Ajuda a tratar feridas

Suas propriedades anti-inflamatórias são maravilhosas e ajudam a tratar não só feridas ou tecidos e músculos lesionados, mas também age no tratamento de hemorroidas, furúnculos, hematomas e cólicas menstruais. A faringite, a gastrite e outras inflamações internas do nosso organismo também podem ser eficazmente tratadas com a inclusão do feno-grego – de forma moderada – em sua dieta cotidiana.

Mais dicas:

Como consumir feno-grego?

Agora que você já conhece essas sementes, fica a pergunta: como posso fazer uso delas e obter seus benefícios? O feno-grego pode ser consumido em forma de semente quando a finalidade for tratar inflamações ou doenças, uma vez que age de forma mais efetiva. Contudo, ele também pode ser moído e diluído ao leite, sucos e iogurte, cozido para preparar chás ou em cápsulas, encontradas em lojas de ingredientes naturais. O feno-grego também é usado em compressas para tratar furúnculos e feridas.

Tem alguma contraindicação?

O feno-grego é contraindicado para mulheres que estiverem amamentando ou grávidas. Vale lembrar também que o consumo excessivo das sementes da planta podem vir a causar barriga inchada, gases, diarreia e irritação, se o indivíduo tiver algum grau de intolerância a um ou mais de seus componentes.

 

CTA Assine o BLOG Dra Luciana Pepino 2
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).