Nas últimas semanas, o Brasil tem vivido o maior surto de febre amarela silvestre em várias décadas. Por isso, o governo lançou uma campanha de imunização nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, mas será que quem fez cirurgia plástica pode tomar a vacina?
A preocupação com essa doença não é à toa: o surto foi confirmado pelo Ministério da Saúde como o maior das últimas décadas. Justamente por isso, o governo lançou uma campanha de emergência para vacinar mais de 20 milhões de pessoas nos locais de maior risco.
Porém, se você acabou de fazer uma cirurgia plástica, você pode estar se perguntando se você pode fazer a vacina para a febre amarela ou se seria melhor esperar até sua recuperação estar completa. Vamos descobrir mais sobre esse assunto. Se você acabou de fazer um peeling ou uma lipoaspiração, não se preocupe, entenda como você irá se proteger nessa situação.
A febre amarela é uma doença infecciosa aguda que dura cerca de 10 dias. Ela é transmitida pela picada um mosquito infectado, e felizmente não existe contaminação de uma pessoa para outra.
Essa doença tem esse nome porque ela causa febre e deixa a pele e os olhos amarelados (icterícia). Outros sintomas são dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, náuseas, vômitos e hemorragia de gengiva, nariz, intestino e sistema urinário.
A gravidade dos sintomas varia de pessoa para pessoa. A maior parte dos pacientes precisa ser internada apenas para fazer repouso, receber um bom reforço na hidratação e fazer a reposição de eventuais perdas sanguíneas em casos um pouco mais severos.
Contudo, nos casos mais graves, o paciente pode precisar ser encaminhado para a UTI. Pacientes que não recebam o tratamento adequado podem ir a óbito. A melhor forma de prevenção contra essa doença é tomar a vacina.
A vacina da febre amarela é recomendada para todas as pessoas de 9 a 60 anos que não apresentem nenhuma contraindicação (veja mais a seguir). Ela é considerada uma vacina altamente segura pelo Centro de Controle de Doenças dos EUA.
Apesar uma dose da vacina é suficiente para proteger a pessoa por toda a vida. Portanto, quem já foi vacinado alguma vez não precisa aplicar uma nova dose, independente de quando foi feita a primeira aplicação (apesar do que consta no certificado para viagens).
Contudo, essa regra não vale para crianças que receberam a vacina entre 9 meses aos 5 anos, sendo necessário fazer um reforço depois dos 5 anos de idade.
Apesar de essa vacina ser considerada muito segura, ela pode causar problemas sérios em pacientes que estejam com o sistema imunológico debilitado ou que tenham alergia a algum dos seus componentes.
Isso acontece porque a vacina da febre amarela é feita com o vírus atenuado mas ainda vivo, que desaparece completamente do organismo depois de 3 semanas. Em pacientes sadios, a vacina vai “despertar” as células de defesa para que elas criem anticorpos contra a doença.
Assim, se esse paciente for ficado no futuro, seu organismo saberá como combater o vírus. Porém, quando a imunidade está muito baixa, as células de defesa podem não dar conta de combater o vírus atenuado da vacina, resultando até mesmo na instalação da doença.
Portanto, os grupos que não podem tomar a vacina da febre amarela são os seguintes:
Não existe uma orientação específica a respeito da vacina da febre amarela para pessoas que estão se recuperando de uma cirurgia plástica. Embora não exista uma contraindicação clara, cada caso precisa ser avaliado pelo médico que fez o procedimento.
A vacina não deve ser feita em pessoas que estejam com o sistema imunológico debilitado, como vimos acima. Em teoria, uma cirurgia plástica não debilita a imunidade, porém, caso haja alguma complicação, o organismo pode ter mais dificuldades para se recuperar.
Por isso, se você está nas primeiras horas da sua cirurgia, pode ser mais indicado se proteger utilizando calça comprida e camisetas de mangas longas, repelentes, mosquiteiros e telas nas janelas, procurando impedir o contato do mosquito.
Entenda melhor sobre os outros procedimentos estéticos, com certeza algum deles é o ideal para você.
Contudo, passados os primeiros momentos do pós-operatório, caso você esteja em um bom estado geral de saúde, o médico poderá liberar você para tomar a vacina da febre amarela. A melhor opção é sempre conversar com ele para saber como você deve agir.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.