Esqueça os Pincéis: Use esponja para se maquiar!

Se você ainda usa pinceis para se maquiar, conheça as esponjas de maquiagem!

A mulher brasileira é mundialmente considerada uma das mais belas do mundo e no setor da beleza isso não é diferente, haja vista as modelos brasileiras espalhadas por desfiles de moda do mundo todo. O fato é que, hoje em dia, é muito difícil encontrar mulheres que não tenham se rendido às maravilhas da maquiagem, o que é ótimo, pois a mulher moderna merece sentir-se bela e ter sua autoestima acarinhada. Cada vez mais o mercado da beleza vai se reinventando e lançando novos produtos e ferramentas para tornar a vida atarefada e estressante das mulheres modernas mais prática e, ao mesmo tempo, sofisticada. Ano após ano, são dezenas de inovações que chegam na indústria da maquiagem.

Que a base é um dos produtos mais importantes para embelezar rostos já sabemos. A grande diferença é que, ao invés dos pincéis, você pode optar por um produto que está dando o que falar entre as mais vaidosas: a esponja. Você já ouviu falar delas? As esponjas, que no início eram usadas por muitos maquiadores profissionais, agora invadem kits de maquiagem de muitas brasileiras. Elas são perfeitas para aplicar corretivo ou base em lugares mais difíceis como a aba do nariz ou a região dos olhos, por exemplo. Em geral, as esponjas não deixam nenhuma irregularidade na pele do rosto e você também pode usá-las levemente umedecidas. Antes, as esponjas disponíveis no mercado eram triangulares ou ovais e, por muitos anos, os maquiadores tinham que cortá-las para não marcar a maquiagem. Hoje, já existem esponjas em formato de gota que, como já dissemos, ajudam a atingir áreas de mais difícil aplicação.

Só posso aplicar base?

Não! As esponjas são as preferidas na hora de aplicar base, pois elas deixam um aspecto mais natural e suave no rosto em comparação aos pincéis ou dedos. Apesar disso, elas não servem apenas para a aplicação de base, sendo bastante versáteis. Com as esponjas, você também pode aplicar iluminador e blush em creme. No caso do batom, as esponjas deixam os lábios levemente corados, uma vez que a quantidade de batom depositada é menor em comparação à aplicação direta do pigmento nos lábios.

Como usar?

É possível usar as esponjas secas ou umedecidas. Se você preferir usá-las umedecidas para dar um aspecto mais pesado à maquiagem, é só molhá-la rapidamente e retirar seu excesso de água. Para aplicar o produto, você pode colocá-lo direto na esponja ou espalha-lo diretamente no rosto com a ajuda da esponja. Para aplicar o produto na testa e bochechas utilize seu lado maior e para fazer a aplicação em áreas menores ou com curvas use a parte pontiaguda da esponja.

Atenção! Na hora de aplicar o produto no rosto, evite arrastar a esponja, já que esse movimento, ao invés de aplicar, acaba retirando o produto e fazendo uma meleca! A forma de aplicação correta é fazer movimentos suaves semelhantes a carimbos, o que garantirá um resultado mais natural e uniforme.

Como faço para limpar as esponjas?

Essa é uma informação de utilidade pública! As esponjas são o ambiente perfeito para a presença de fungos e bactérias, já que são constantemente expostas a resíduos e à própria oleosidade da pele, sem contar com o acúmulo dos produtos, que pode favorecer a obstrução dos poros de nossa pele, interferindo no resultado da maquiagem. Para limpar as esponjas, se não vier na caixa nenhum produto para higienizá-las, existem algumas dicas caseiras e bastante eficazes que vão ajuda-la a limpar suas amiguinhas. O vinagre branco é o modo mais comum de higienizar esponjas. Para tal, misture um copo de água e duas colheres de sopa do vinagre branco. Aí é só deixar a esponja de molho e enxaguar em seguida. O sabonete neutro e o shampoo de bebê também podem servir para higienizar as esponjas. Nesse caso, você terá que esfregá-las e enxaguar até que sua água saia limpa.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).