11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Envelhecer com saúde é glorioso, não tenha medo do tempo. Use-o ao seu favor

envelhecer com saúde

Saiba como usar o aprendizado adquirido ao longo dos anos para envelhecer com saúde, sabedoria, beleza e qualidade de vida

Para quem é jovem, envelhecer e chegar à terceira idade ainda é um pensamento muito distante. Porém, para quem já passou dos 60 anos. Essa é uma realidade que muitas vezes chega e deixa as pessoas um pouco perdidas. É o tempo em que a aposentadoria se torna disponível, os filhos e os netos já estão crescidos e, alguns, não veem forças ou motivo para ir além do que já fizeram até então.

Porém, não precisa ser assim. A chegada da velhice pode ser um tempo com sabedoria, mais qualidade de vida, saúde e muitas oportunidades de aproveitar a vida. Viajar, aprender coisas novas, passear com os amigos e, claro, fazer exercícios físicos são apenas algumas das maneiras de passar os seus dias. Cada minuto importa e não é porque você tem aquela sensação de “dever cumprido” que não há mais nada para fazer.

Aprenda algo novo

Vamos passar toda a nossa vida e não vamos ter a oportunidade de experimentar tudo o que o mundo nos oferece, infelizmente. Por isso, desperdiçar um dia que seja é perder a oportunidade de descobrir coisas novas e incríveis. Agora que você já não tem mais tantos compromissos assim, É hora de encontrar atividades e conhecimentos que possam preencher a sua rotina – e fazer de você uma pessoa melhor.

Experimente aquele vinho que você sempre teve vontade. Pegue aquela receita que você nunca teve tempo para fazer e prepare com calma numa noite de sábado. O computador sempre foi algo avançado demais para você? Comece hoje a entender como ele funciona e certamente você desenvolverá habilidades novas. Buscar novos conhecimentos é uma das melhores formas de estimular o cérebro e se manter sempre jovem e ativo.

envelhecimento ativo

Desperdiçar um dia que seja é perder a oportunidade de descobrir coisas novas e incríveis.

Ofereça sua experiência para auxiliar os mais jovens

Aqueles que estão começando ainda têm muito a aprender e você pode ser um guia ou mentor de muitas pessoas. É cada vez mais comum que pessoas mais velhas se tornem verdadeiros guias de jovens empresários e empreendedores. Certamente os mais novos terão muito a aprender com a sua história de vida. Portanto se coloque à disposição para dar consultorias ou para fazer trabalhos voluntários.

Se você não se sentir muito à vontade de fazer isso pessoalmente. Coloque as suas ideias no papel, criando um blog ou escrevendo um livro. Reunir o seu conhecimento e oferecer às pessoas em forma de crônicas e textos é uma das maneiras mais nobres e gratificantes que você pode escolher não apenas para ajudar as pessoas. Mas também para eternizar os seus pensamentos.

como envelhecer com saude

Certamente os mais novos terão muito a aprender com a sua história de vida.

Viaje e conheça novos lugares

Uma das melhores maneiras de se sentir vivo é sair de casa e conhecer novos lugares. Fugir de uma rotina entediante e ter a oportunidade de visitar outras cidades e países é tudo o que você precisa para abrir a sua mente e conhecer outras culturas. Evite ir sempre às mesmas cidades e lugares que você vai quando estiver viajando, procure mesmo algo novo.

Assim, sempre que possível, substitua aquela ida à praia por uma visita a uma cidade pequena do interior que conte com um completo hotel fazenda. Ou, ainda, em vez de ir para Miami ou Nova York, cidades amplamente conhecidas por seu potencial urbano e de compras, engate uma viagem ao interior da Europa, em cidades clássicas e românticas. Certamente, você voltará de lá renovado e ainda com mais histórias para contar.

saude e qualidade de vida

Uma das melhores maneiras de se sentir vivo é sair de casa e conhecer novos lugares.

Não descuide da sua aparência

A vaidade e os cuidados com a pele e o corpo não devem ir embora na terceira idade. Muito pelo contrário. Esse é o momento em que longe da rotina estressante do dia a dia você deve dar mais atenção ao que realmente importa: você mesmo. Por isso, use sabonetes e produtos de limpeza adequados para o seu tipo de pele.

Algum procedimento estético pode ser necessário. Portanto não deixe também de procurar um médico especialista para que ele possa fazer uma avaliação completa sobre o seu caso. Por fim, redobre a atenção ao sair no sol. Nunca se esquecendo de passar o protetor solar, mesmo em dias nublados. Evite também os horários com sol a pino e prefira tomar banhos de sol apenas em temperaturas e horários mais amenos.

envelhecimento ativo

A vaidade e os cuidados com a pele e o corpo não devem ir embora na terceira idade.

Faça exercícios e mantenha a sua forma física para envelhecer com saúde

A prática de exercícios na terceira idade é outro ponto fundamental e que deve ter sua plena atenção. É extremamente importante manter uma rotina de atividades físicas moderadas. De forma a manter a circulação do sangue, a flexibilidade das suas articulações e a sua capacidade cardiorrespiratória sempre em dia.

Caminhadas e passeios a pé devem estar presentes na sua agenda quase todos os dias. Evite comportamentos sedentários e deixe o sofá diante da TV apenas para os dias chuvosos ou para alguns momentos de lazer. Procure um médico e garanta também todos os exames clínicos necessários para se certificar que a sua saúde está em dia para a prática esportiva.

envelhecimento saudável

A prática de exercícios na terceira idade é outro ponto fundamental .

Não descuide da alimentação para envelhecer com saúde

Envelhecer com saúde é fácil. Alimentação de qualidade é importante em qualquer idade. Mas para os mais velhos ela é ainda mais importante.  A ingestão de alimentos pesados, como gorduras, faz com que o organismo demore mais e consuma mais energia para metabolizar o que foi ingerido. Portanto, não dê esse trabalho extra para o seu corpo.

Inclua em seu cardápio mais legumes, verduras e frutas, coma alimentos de todos os grupos e procure não comer muito em uma única refeição. É melhor fazer seis refeições moderadas ao longo do dia. Do que se empanturrar no almoço e no jantar e depois ficar indisposto para suas atividades ou mesmo para dormir.

envelhecer com saúde

Alimentação de qualidade é importante em qualquer idade.

Você também pode gostar de: Os primeiros sinais de envelhecimento e rugas na região dos olhos, descubra por quê

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).