Drible os sintomas da TPM

A tensão pré-menstrual, popularmente conhecia pela sigla TPM, deixa os hormônios femininos à flor da pele. Ela marca o período que antecede a menstruação e é a grande responsável pela oscilação no humor das mulheres. Algumas ficam agressivas, depressivas ou chorosas, sem contar a ansiedade que fica a mil por hora. Esses sintomas podem ser intensos e podem acarretar sensações incômodas, como o inchaço nas mamas, dores de cabeça e distensão abdominal.

Isso tudo acontece devido à queda de serotonina, hormônio responsável pelo humor das pessoas. Ele é a principal causa da mulherada sentir aquela compulsão por doces no período da TPM. Sem contar que o estrógeno e a progesterona também fazem parte desse conjunto de agitação hormonal, por estarem ligados ao comportamento. Dessa forma, a tensão pré-menstrual anda de mãos dadas com as emoções e os sintomas físicos, que desaparecem quando a menstruação tem início.

Não é mito culpar os hormônios por causa dos sentimentos aflorados durante a TPM, mas há maneiras de amenizar esse quadro. A mulherada já deve saber que o recomendado para atenuar os sintomas da tensão pré-menstrual é a prática de atividade física. Os exercícios aeróbicos são os mais recomendados, como correr e nadar, pois geram a liberação de endorfina, responsável pela sensação de bem-estar, e estabiliza a glicose no sangue.

Para quem não tem tempo de ir à academia, fazer uma caminhada ou dar uma volta no quarteirão de bicicleta ajuda bastante, pois você descarregará a tensão e a ansiedade que faz com que se pense em comida o tempo todo. Saiba que os exercícios aeróbicos também são recomendados para a diminuição dos inchaços gerados pela TPM, sem contar que reduz o cortisol, hormônio responsável pelo estresse e que incentiva aquela vontade maluca de comer guloseimas.

A tristeza, a ansiedade e o mau humor no decorrer da TPM podem ser despachados com exercícios que relaxam a musculatura e a mente, como ioga, alongamentos e técnicas de meditação. Essas práticas parecem inofensivas, mas favorecem na diminuição dos sintomas da cólica. Só o ato de esticar o corpo, já é liberada uma boa quantidade de endorfina, o que faz com que você se sinta bem melhor. Com uma dessas atividades, emende sessões de acupuntura, que lhe ajudará a controlar as emoções.

Claro que a atividade física deve ser alinhada com uma alimentação saudável. Se você costuma ficar inchada na TPM, evite alimentos com muito sal. Se você tem muitas dores de cabeça nesse período, evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas. Fuja do excesso de cafeína! O consumo de chocolate e café no decorrer da tensão pré-menstrual, aumenta a ansiedade e a instabilidade emocional.

Coloque nas refeições alimentos ricos em vitamina B6 e cálcio como leite, iogurte, queijo, sorvete, frutas e grãos integrais. Invista em chá de ervas e alimento diuréticos, como melancia, melão e alcachofra. Cuide sempre da sua saúde, pois além de você amenizar os sintomas da TPM, haverá melhora na autoestima.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).