Drenagem linfática funciona?

Quase todo mundo deseja uma massagem suave, relaxante e que, além de benefícios estéticos, traga bem-estar. A drenagem linfática, que é rítmica e sem muita pressão, é ideal para a eliminação de fluidos (inchaço), oxigenação da pele e limpeza de toxinas (o que evita a formação de nódulos).

O objetivo dessa massagem é eliminar os líquidos que ficam presos nas células e fazê-los entrar nos vasos capilares para que sejam eliminados. Mas o processo causa dor? Não, como os movimentos são rítmicos, sem muita pressão, lentos e relaxantes, já que a linfa (ou líquido que circula pelos vasos linfáticos) corre na superfície, abaixo da pele e acima dos músculos, não há necessidade de força, que pode causar a dor. Por isso, fique de olho nos lugares que prometem uma “drenagem linfática profunda”.

A massagem, que pode ser feita com o uso das mãos ou aparelhos, como o ultrassom, também é indicada para quem fez cirurgia. A drenagem linfática diminui o inchaço e previne a formação de nódulos, no pós-operatório de uma lipoaspiração, por exemplo. É importante lembrar que o procedimento cirúrgico danifica os canais linfáticos e eles não se recompõe rapidamente. O processo é indicado para todos os tipos de cirurgia, mas, em especial, à lipoaspiração, lifting, ginecomastia, abdominoplastia, próteses de mama e mamoplastia.

E se você ainda estiver na dúvida, se a massagem reduz a tão indesejada celulite, saiba que a resposta é sim. Os “furinhos” começam com a retenção de líquido na região afetada, causados por diversos fatores, como sedentarismo, má alimentação e excesso de bebidas alcoólicas, que sem a oxigenação dos tecidos, formam os nódulos. Mas, se está afim mesmo é de emagrecer, não se engane, a drenagem linfática não fará você perder uns quilinhos. O que pode acontecer é que com a eliminação de fluidos, há a diminuição do inchaço corporal causado por eles e redução das medidas.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Maiara disse:

    Dra , tenho um filho de 4 meses meu primeiro filho mais meu seio ficou muito caído e com muito ecesso de pele , estou desesperada só tenho 19 anos gostaria de saber quanto que esta em média pra colocar um prótese de silicone ?

    • Luciana Pepino disse:

      Bom dia, Maiara! Tudo bem?

      Para definir valores, é necessário que passe por uma primeira avaliação. Cada paciente tem uma necessidade específica que deve ser avaliada pessoalmente, só assim posso identificar qual o melhor procedimento para cada caso. Por isso, só é possível definir valores após esta avaliação.

      Se tiver interesse você pode entrar em contato para marcar a sua primeira avaliação, estamos à disposição para atendê-la da melhor forma. 🙂
      No link estão nossos telefones: https://www.lucianapepino.com.br/contato

      Abraços!

  2. valdete joana disse:

    Eu so massoterapeuta e gostei de saber mas sobre a Drenagem linfatica gostaria de saber mais obrigada