11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Dicas para se livrar das rugas e linhas de expressão

Conheça tratamentos para rugas e linhas de expressão caseiros e profissionais e escolha a melhor opção para você!

Atualmente, existe uma série de tratamentos para rugas e linhas de expressão que ajudam a minimizar esses incômodos sinais. No entanto, além das medidas de amenização também é preciso adotar cuidados preventivos.

Conhecer os cuidados para se livrar das rugas e linhas de expressão desde jovem é importante, pois quanto mais cedo esses hábitos forem incorporados à rotina, melhores serão os resultados de longo prazo. Saiba mais a seguir!

6 tratamentos para rugas e linhas de expressão

Os tratamentos para rugas e linhas de expressão podem ser divididos entre preventivos e restaurativos. Conheça mais sobre eles abaixo.

1. Rotina diária de cuidados no tratamento para rugas

A criação de uma rotina de cuidados, a famosa skin care, é essencial para minimizar danos à pele que intensificam sinais indesejados, como as rugas, acnes, manchas, oleosidade e outros.

Toda rotina de cuidados tem início com a limpeza da pele, seguida da tonificação e hidratação. Apesar desses passos mais ou menos comuns, é sempre importante estabelecer uma rotina de acordo com o seu tipo de pele.

Outro aspecto importante é escolher produtos adequados às características da sua pele, como se ela for seca, mista ou oleosa.

2. Hábitos saudáveis

Pode não parecer, mas bons hábitos têm uma relação direta com a saúde da pele e, consequentemente, com o surgimento de rugas e linhas de expressão.

Hábitos ruins como tabaco, consumo excessivo de álcool, ingestão de muitos doces e gordura e sedentarismo prejudicam a produção de fibras de colágeno e elastina, afetando a qualidade da pele.

Portanto, bons hábitos entram no rol de tratamentos preventivos para rugas e linhas de expressão.

Qual tratamento para ruga fazer?

3. Uso do protetor solar

No longo prazo, o principal vilão à estética facial é o sol, devido aos raios ultravioleta que fazem da foto exposição o fator mais danoso à pele.

Dessa forma, para minimizar os problemas na pele é importante usar protetor solar diariamente, mesmo se permanecer em ambientes internos e durante o inverno.

4. Peeling

O peeling é um tratamento estético não invasivo que contribui no tratamento de diversos problemas da face como rugas, sulcos, acnes, cicatrizes, manchas e outros.

Quando o objetivo é amenizar rugas e linhas de expressão o mais indicado é optar pelo peeling médio ou profundo, que auxilia na renovação celular, estímulo à produção de colágeno e rejuvenescimento facial.

5. Botox e o tratamento para rugas

O principal tratamento para rugas e linhas de expressão quando os sinais são dinâmicos é o Botox, nome popular da toxina botulínica.

A aplicação subcutânea dessa substância promove a interrupção temporária dos sinais neuromusculares responsáveis pela contração da musculatura. Dessa forma, as rugas dinâmicas não ocorrem amenizando as linhas de expressão.

Atualmente, esse tratamento entrega resultados bastante naturais e as pacientes não precisam ficar receosas de uma aparência artificial. O Botox pode ser usado com objetivos de amenizar ou prevenir os sinais faciais.

6. Lifting facial no tratamento para rugas

Para casos mais severos de envelhecimento facial e flacidez cutânea, a indicação de tratamento para rugas e linhas de expressão pode ser o lifting facial.

Essa cirurgia plástica costuma ser recomendada depois dos 40 anos, quando a paciente apresenta sinais mais profundos e que não respondem bem aos tratamentos menos invasivos.

O resultado do lifting facial é uma face com menos flacidez, distribuição harmônica da gordura facial, redução de rugas e sulcos e amenização das linhas de expressão.

Dessa forma, os resultados do lifting facial são cada vez mais naturais e satisfatórios, o que motiva uma procura crescente pela técnica.

Em geral, mesmo com a realização de tratamentos como a aplicação de Botox e lifting facial, a paciente ainda deve manter uma rotina de cuidados, uso do protetor solar e hábitos saudáveis.

A definição de quais os tratamentos para rugas e linhas de expressão são mais apropriados ao seu caso depende de uma avaliação especializada de forma a unir as expectativas com a conduta proposta. Agenda uma consulta e saiba mais.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).