Menu

Cinco dicas para manter os cabelos lindos

Tem mulher que não sai de casa com o cabelo desarrumado e muita gente se pergunta como elas fazem para ter penteados tão bonitos. A resposta é a forma com que tratam as madeixas e o mais impressionante é que são tarefas simples. Confira cinco dicas para manter os cabelos sempre lindos.

 

1 – Produtos

Escolha os produtos indicados para seu tipo de cabelo, pois eles foram desenvolvidos para auxiliar a fortalecer os fios. Se tiver dúvida entre a classificação que ele se encaixa é só perguntar para seu cabeleireiro, depois é só escolher o tipo de xampu, condicionador ou creme de hidratação adequado. São muitos modelos disponíveis, a exemplo o cabelos secos, oleosos, danificados, tingidos, mistos, enfim, a variedade é grande e eles possuem a fórmula para cuidar das características de cada tipo.

 

2 – Secando de forma correta

Depois de lavar os cabelos é importante secar da forma correta, sem esfregar a toalha nos fios. Se usar muita força eles podem se quebrar mesmo se a toalha for macia e fofa. A dica para manter os cabelos lindos é sempre de pressionar as mechas com a toalha levemente. Dessa forma, os fios ficam bem secos e ainda da para evitar o frizz, que é quando os fios não ficam alinhados e alguns deles ficam um pouco arrepiados.

 

3 – Exposição ao sol

Evite também a exposição prolongada ao sol, pois ele é um perigo para os cabelos, da mesma forma que é para a pele. Se possível, use chapéu ou boné para protegê-los ou use um produto adequando com proteção UV, que evita que ele fique seco e sem cor.

 

4 – Atenção ao couro cabeludo

A quarta dica refere-se ao couro cabeludo, que também merece atenção, principalmente se você tiver caspa ou oleosidade em excesso. A caspa e a descamação são coisas sérias e precisam de tratamento adequado, sob a orientação de um dermatologista, pois podem causar a queda dos fios.

 

5- Lavagem

A quinta dica é sobre a lavagem, que deve ser feita de duas a três vezes por semana, levando em consideração o tamanho, o tipo e as atividades diárias. Ao lavar sempre retire todo o produto já que o resíduo pode aumentar a oleosidade. Evite lavar com água muito quente, pois ela pode danificar os fios e tirar seu brilho. Use uma quantidade pequena de xampu, pois ele pode alterar a oleosidade natural dos cabelos. Para completar lave – o com xampu ante – resíduos a cada 15 dias para eliminar todas as impurezas. Com essas dicas é possível deixar as madeixas sempre lindas sem a necessidade de química pesada, que pode danificá-las com o passar do tempo.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).