Dicas para acordar com o cabelo lindo!

Veja dicas perfeitas para acordar com as madeixas radiantes!

Atualmente, com todos os acessórios de maquiagem que temos à nossa disposição, só não se rende às maravilhas da maquiagem quem não quer. O problema, como todas nós já conhecemos bem, são as obrigações impostas à mulher moderna. Filhos, casa, trabalho, estudos… Fica quase impossível multiplicar-se em dez para dar conta de todas as tarefas cotidianas e ainda ter de maquiar-se e arrumar o penteado das madeixas para sair. Sim, o penteado pode ser um verdadeiro pesadelo para muitas, principalmente se a mulher não souber como cuidar de seus cabelos durante o dia ou também à noite. Que mulher não gosta de acordar com os cabelos impecáveis e economizar tempo para fazer outras coisas? Uma dica estratégica, que funciona muito bem e que poucas conhecem é cuidar dos fios no período noturno, antes de dormir. Na verdade, por desconhecimento, muitas mulheres acham que passar o dia se preocupando com os cabelos já é o suficiente para garantir sua beleza. Mas, não.

O fato é que durante a noite, ficamos uma média de 6-8 horas esfregando e amassando os fios no travesseiro e quando não há um tratamento adequado – também durante a noite – eles ficam propensos a quebrar e embaraçar, especialmente na região da nuca. Os tratamentos noturnos são ótimos para qualquer tipo de cabelo, mas principalmente para quem não dispõe de muito tempo para fazer hidratações durante o dia por conta da correria do dia a dia. Além disso, os tratamentos noturnos também são mais eficazes porque cuidam dos cabelos por tempo prolongado. Se você é uma daquelas que acordam com os cabelos embaraçados e se estressa toda vez que senta-se para pentear as madeixas de manhã, saiba que existem alguns cuidados que podem amenizar a armação dos cabelos e garantir mais saúde aos fios.

Para cabelos lisos

Quando os fios estiverem secos e limpos, aplique um óleo nutritivo nas pontas e em todo o comprimento, desembaraçando-os com uma escova – tipo raquete – de cercas mais moles e, após isso, use um elástico para fazer uma espécie de rabo de cavalo baixo, sem apertar demais. Ao acordar, basta desprender os fios e usar o aquecedor para ajudar a soltá-los ainda mais, garantindo mais movimento.

Para cabelos cacheados ou crespos

Os cachos, em geral, são mais resistentes a uma boa noite de sono. Eles, no entanto, exigem mais cuidados. Porém, um truque que sempre funciona é fazer coquezinhos aleatórios, presos com a ajuda de elásticos macios. Pela manhã, solte os elásticos e aplique algum óleo hidratante para controlar o volume. Dessa forma, os cachos amanhecerão definidos e muito mais fáceis de serem controlados.

Durmo com o cabelo molhado. Tem algum problema?

A resposta é SIM! Esse é outro alerta para as mulheres. Dormir com o cabelo molhado é um hábito que, pouco a pouco, vai comprometendo a saúde do couro cabeludo. Quando dormimos com o cabelo molhado, nossa cabeça fica propensa a desenvolver bactérias e fungos, uma vez que nosso couro cabeludo fica úmido e abafado no travesseiro. Isso também causa caspa, descamação e queda dos fios, além de criar mofo na cama e no travesseiro, que, obviamente, será transmitido para nossa cabeça mais tarde. Ou seja, dormir de cabelo molhado, é crime!

Como dormir sem amassar o penteado?

Para quem gosta de ter os cabelos escovados e não sabe como fazer para manter o visual enquanto está dormindo, recomenda-se o uso da touca tradicional. Você precisa enrolar os cabelos secos e higienizados, contornando a cabeça. Após isso, é preciso segurar tudo com as mãos e cobrir os cabelos com um pedacinho de meia-calça. Ao amanhecer, solte e penteie com um pente de destes largos.

Cremes de tratamento noturno

Além dos cuidados que citamos, existem cremes específicos para fazer hidratações noturnas. Na verdade, o tratamento noturno não é isolado e não deve ser usado apenas com o intuito de hidratar fios que tenham sido danificados. Esse cuidado deve ser estendido ao uso dos xampus, condicionadores e leave-in certos para seu tipo de cabelo. Existe uma diversidade de cremes de tratamento noturno (Garnier, Natura, Seda, Boticário, Dove, Elsève, Pantene e muitas outras marcas) para todos os tipos de cabelo. A maioria deles pode ser encontrada em qualquer loja de cosméticos e é, em geral, bastante acessível. Vale lembrar ainda que a aplicação não pode ser exagerada para não deixar os fios mais oleosos e endurecidos.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).