11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Dicas para deixar de roer unhas

Roer as unhas, além de ser um hábito feio pode transmitir germes, causar danos na pele e nos dentes. Saiba por que é o assunto é mais sério do que parece e conheça algumas dicas para deixar a mania de lado.

Roer unhas é algo tão sério que ganhou até um termo técnico: onicofagia, que nada mais é do que o costume de morder as unhas dos dedos das mãos e (acredite) dos pés. Algumas pessoas o fazem na hora de nervosismo, fome, tédio, mas há que faça a qualquer hora, sem a menor cerimônia e de forma inconsciente. Crianças podem começar com a roeção de unha entre os quatro ou cinco anos e continuar até a idade adulta. O pior é quando o hábito de roer unhas não consegue ser deixado de lado, sendo tão difícil de superar quanto a vício em tabaco, por exemplo.
O primeiro passo para quem quer parar de roer unhas definitivamente é ter força de vontade. Já que decidiu parar leve a sério e comprometa-se a não fazer novamente, mesmo nos momentos de stress. Se for meio complicado, peça ajuda a um parente ou amigo, para ajudar a se policiar ou chamar a sua atenção quando ele te ver roendo. Identifique quais os momentos que costuma levar a mão até a boca, como em casos que está tenso, depressivo, cansado, entediado, triste, enfim. O ideal é descobrir quando é esse momento tentar relaxar respirando fundo, assim a oxigenação alivia a ansiedade.
Sempre que possível vá à manicure e peça para que a deixe sempre bonita. Com as unhas bem feitas, dificilmente você vai querer estragá-la. Além de jogar dinheiro fora, o tempo gasto também será desperdiçado e isso acaba pesando na consciência. Existem inclusive, bases amargas para evitar o hábito de roer as unhas, contudo é mais interessante comprar produtos parar fortalecê-las, que trazem na composição vitamina E e B5. Deixe também as unhas sempre bem aparadas, pois quando elas começam a crescer a vontade de roer fica mais intensa. Sempre mantenha o formato arredondado, que é mais difícil de quebrar.
Use esmaltes coloridos para servir de alerta para evitar roer as unhas. Estão disponíveis produtos como óleo de oliva e óleo secante para esmaltes que ajudam a acabar com o hábito. Esses produtos amolecem as unhas e dificultam a roeção. Uma alternativa é usar unhas postiças ou de porcelana, que também ajudam a inibir o ato de roer. Tenha sempre em mãos uma lixa, pois assim que unhar lascar você pode usá-la para fazer o contorno e não os dentes. Por fim, hidrate sempre as mãos, principalmente se você também gosta de roer aquela pele entre os dedos e as unhas. Já que o gosto amargo do hidratante pode inibir a vontade de roer as unhas e ainda evita o ressecamento da pele e da cutícula.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).