11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Curiosidades sobre o Botox

Será que você sabe tudo sobre o botox? Conheça mais sobre a toxina que tem mais utilidades do que você imagina

Quem não quer rejuvenescer alguns anos com apenas algumas agulhadas? Testa lisinha, canto dos olhos sem pés de galinha, fisionomia naturalmente leve: o botox chegou revolucionando os tratamentos estéticos e não para de conquistar adeptos com o passar dos anos. O tempo só fez com que ele se consagrasse como uma técnica segura, eficiente e de resultados naturais – desde que aplicado por profissionais qualificados e competentes. Mas apesar de ser uma verdadeira estrela dos tratamentos de beleza, muita gente ainda não sabe direito o que são aquelas aplicações que parecem operar milagres. Muita gente não sabe, por exemplo, que ele também pode ser usado para dar uma leve arrebitada no nariz nem porque o espaço entre as aplicações fica cada vez maior com o passar do tempo.

O segredo do botox é uma aplicação bem feita

A toxina botulínica, conhecida como botox, age paralisando a musculatura e quando um músculo fica muito tempo paralisado ele acaba atrofiando, reduzindo sua capacidade de contração – e é por isso que mesmo depois que o efeito do botox já acabou a fisionomia continua leve ainda por um bom tempo, aumentando a distância entre as aplicações. E é justamente essa uma das razões pelas quais é preciso que o produto seja aplicado por um profissional experiente, para que você não fique com aquela cara de boneca de cera, sem expressão. Bem aplicado, ele apenas livra o rosto das rugas de expressão mais leves e atenua as mais profundas. Ou seja, você fica com a expressão mais suave e rejuvenescida, sem modificar sua fisionomia natural.

Uso terapêutico da toxina já é antigo

Talvez você não saiba, mas o botox tem muito mais aplicações do que apenas a estética. No Brasil ele foi liberado para esse fim em 2000, mas antes disso ele já era utilizado para fins terapêuticos – e não param de aparecer novas utilidades da toxina neste sentido. Recentemente foi descoberto que ele pode ajudar às mulheres que têm Síndrome da Bexiga Hiperativa, quem vai exageradamente ao banheiro. Aplicada diretamente na parede da bexiga, relaxando temporariamente a musculatura, melhorando a qualidade de ida sem a necessidade de cirurgia. Quem sofre com vaginismo, que provoca contrações involuntárias durante o sexo causando muitas dores também pode ter na toxina uma aliada. Estudos estão sendo feitos no sentido de usá-la para interromper os impulsos nervosos que causam a doença, que afeta cerca de 5% da população feminina em todo o mundo.

Pequenos detalhes que podem fazer muita diferença

Já usado para combater problemas de enxaqueca, ajudar minimizar sequelas de AVCs e esclerose múltipla, melhorar quadros de estrabismos, tiques nervosos como blefaroespasmos e problemas de hiperhidrose, o botox surpreende a cada novo estudo, mas é na estética mesmo que ele faz um sucesso inegável. E você ainda pode usá-lo para realçar pequenos detalhes, como dar uma empinadinha no nariz, arquear sobrancelhas, levantar um pouco mais os cantos da boca e até disfarçar aquele excesso de gengiva ao sorrir. E o melhor é que o efeito desaparece depois de uns seis meses, ou seja, se você não gostar do resultado, basta não aplicar mais naquele local que ele volta ao que era antes. Mas lembre-se: realizar o procedimento em uma clínica especializada em cirurgia plástica é fundamental. Só assim você terá a garantia de ter o melhor resultado possível.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. BABI Mesquita de Oliveira disse:

    Amo , faço duas vezes ao ano !

  2. esther da silva Barbosa braulio da costa disse:

    gostaria muito de marcar uma avaliação.

    • Luciana Pepino disse:

      Oi, Esther. Caso desejar, agende uma avaliação conosco – será um prazer recebê-lo em nossa clínica! Após essa avaliação, podemos definir o procedimento mais indicado para você. No link abaixo você encontra o nosso contato:
      http://goo.gl/fwys7x

      Beijos!