Cirurgia plástica não anula hábitos saudáveis. Saiba os motivos!

Mulher correndo no pôr-do-sol

Manutenção dos resultados no longo prazo depende de cuidados que vão de exercícios até cuidados com saúde emocional

Muitos pacientes acreditam que os cuidados pós cirurgia plástica limitam-se ao pós-operatório e que, posteriormente, pode-se adotar qualquer tipo de hábito, pois o procedimento já solucionou o problema mais incômodo.

Essa visão, entretanto, é extremamente prejudicial podendo comprometer os resultados alcançados com a cirurgia plástica e também a saúde do paciente no longo prazo.

A cirurgia plástica exige a manutenção de hábitos saudáveis posteriormente para garantir os resultados estéticos e emocionais alcançados.

5 cuidados pós cirurgia plástica para manter os resultados

Pensando em uma revisão completa dos hábitos depois de uma intervenção estética identificamos 5 cuidados após a cirurgia plástica que vão te ajudar a manter os resultados alcançados e sentir-se melhor. Confira!

1. Exercícios físicos

Principalmente quando são realizados procedimentos estéticos com o objetivo de reduzir medidas, os exercícios físicos são importantes aliados para a manutenção de um corpo mais definido.

A lipoaspiração, por exemplo, é a técnica que visa a remoção da gordura localizada, como nos culotes, coxas, abdômen, glúteos e outros locais.

No entanto, se depois dessa cirurgia plástica o paciente não adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e exercícios, as gordurinhas podem voltar rapidamente.

Podem ser realizadas diferentes práticas esportivas, como caminhadas, bicicleta, musculação, natação ou atividades mais amenas, mas igualmente positivas, como ioga ou pilates.

O ideal é não ficar parado e fazer exercícios regulares, o que vai evitar o surgimento de novos depósitos de gordura e também propicia mais saúde ao paciente.

2. Reeducação alimentar

Um hábito recomendado para todas as pessoas que brigam constantemente com a balança é a reeducação alimentar.

Esses cuidados pós cirurgia plástica são particularmente indicados se você submeteu-se a uma lipoaspiração ou abdominoplastia para retirada do excesso de pele e flacidez.

Um adendo nessa questão: muitos pacientes se sabotam adotando dietas malucas ou apostando em alimentos milagrosos para perder peso.

Esse tipo de prática não é sustentável no longo prazo, aumentando as chances do efeito sanfona que é um dos fatores que causam a flacidez abdominal que foi corrigida com a abdominoplastia.

Portanto, invista em uma reeducação alimentar, que inclui:

  • inserir alimentos funcionais e naturais na dieta;
  • reduzir o consumo de doces, massas e gorduras;
  • beber bastante água;
  • fazer pequenas refeições ao longo do dia;
  • não ingerir alimentos pesados a noite;
  • inserir mais cereais, frutas e oleaginosas na dieta.

Com esses hábitos saudáveis de reeducação alimentar após a cirurgia plástica, você tem mais chances de garantir a manutenção dos resultados no longo prazo, não precisando submeter-se novamente a uma técnica invasiva.

Frutas diversas

3. Cuidados com a pele

Para pacientes que realizaram procedimentos como lifting facial, aplicação de Botox ou preenchimento facial, blefaroplastia ou outra técnica para rejuvenescimento da face os cuidados pós cirurgia plástica são essenciais.

Nesse caso, a recomendação é por uma rotina de cuidados com a pele específica para sua idade e principais necessidades. Por exemplo:

  • realizar a limpeza facial de manhã e antes de dormir, como com água micelar ou gel de limpeza;
  • fazer a hidratação da face todos os dias, como com ácidos ou cremes anti-idade;
  • tonificar a pele;
  • usar protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados;
  • nunca dormir de maquiagem;
  • fazer esfoliações periódicas, como semanalmente em caso de pele oleosa e quinzenalmente para peles secas;
  • fazer tratamentos profissionais periódicos, como a limpeza facial ou a hidratação profunda.

Esses cuidados podem – e devem – ser adotados por todas as pessoas, mas são particularmente importantes se você já fez uma cirurgia estética na face e deseja manter os resultados e retardar os sinais de envelhecimento.

4. Abolir hábitos ruins

Os hábitos ruins estão entre os principais inimigos dos resultados alcançados com as cirurgias plásticas.

O cigarro é o principal vilão e tem 60 substâncias cancerígenas e 4700 substâncias tóxicas. Não à toa, o cigarro deve ser interrompido antes da cirurgia plástica e no pós-operatório.

O tabaco causa alterações na microcirculação sanguínea e no sistema imunológico, aumentando o risco de infecções, abertura dos pontos e problemas na cicatrização.

Além disso, ele tem relação com o envelhecimento precoce da pele por alterar a produção de colágeno. Como consequência a pele fica mais ressecada, sem vida e com rugas.

5. Bem-estar emocional

Por fim, mas igualmente importante estão os cuidados envolvendo o bem-estar emocional para evitar distúrbios psicológicos que afetem a autoestima e percepção física.

Ter o desejo de alterações estéticas no corpo é natural e melhor aceito socialmente atualmente, no entanto, um incômodo permanente e profundo com a aparência pode ter explicações psicológicas e não apenas físicas.

O bem-estar emocional pode ser alcançado com uma rotina de autocuidados, como exercícios físicos, atenção à pele e ao cabelo, momentos de lazer e hobbies.

Reduzir a ansiedade e estresse da rotina também é uma forma de ter mais satisfação pessoal e, consequentemente, melhorar o bem-estar para aproveitar física e emocionalmente os benefícios da cirurgia plástica.

Portanto, para adotar os cuidados pós cirurgia plástica e manter hábitos saudáveis é fundamental escolher um cirurgião plástico de confiança.

 

Agende agora a sua consulta!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp