Processo de cicatrização pós-cirurgia: dicas de cuidados

Mulher sentada na cama tomando chá e usando o celular

Conheça os principais cuidados no pós-operatório da cirurgia plástica e possíveis complicações!

Os cuidados no pós-operatório são fundamentais para que a recuperação seja adequada após uma cirurgia plástica ou qualquer outro procedimento invasivo.

O mais adequado é que as recomendações sejam informadas pelo cirurgião plástico responsável antes mesmo da cirurgia. Dessa forma, o paciente tem tempo para planejar e providenciar todos os cuidados necessários durante a recuperação.

Conhecer o tipo de alimentação, tempo de afastamento, atividades contraindicadas etc. é essencial para que no momento da recuperação o paciente não tenha dificuldades em seguir as recomendações médicas.

9 cuidados no pós-operatório

Seguir corretamente os cuidados depois da cirurgia plástica é importante para a saúde do paciente, mas também para obter melhores resultados com a intervenção.

1. Não fume

Uma das dicas mais importantes no caso de procedimentos cirúrgicos é cortar o uso do tabaco antes e depois da cirurgia.

O cigarro pode provocar problemas na circulação sanguínea e prejudicar a cicatrização, além de poder causar necrose das extremidades da pele descolada durante a cirurgia. É recomendado evitar o tabaco por até três meses após a cirurgia.

2. Fique no peso ideal

O sobrepeso é um fator de risco para qualquer procedimento, de maneira que buscar o peso ideal antes da cirurgia pode beneficiar diretamente o pós-operatório.

Depois da cirurgia não será possível realizar atividades físicas por um intervalo de tempo, sendo que reduzir o peso previamente garante melhores resultados, principalmente no caso de técnicas como abdominoplastia e lipoaspiração.

3. Cuidado com os medicamentos

Na consulta que antecede a cirurgia plástica o profissional já pode indicar fármacos que devem ser interrompidos no pré e no pós-operatório, como os anticoagulantes.

Também é importante seguir corretamente as prescrições de uso de medicamentos no pós-cirúrgico, o que pode incluir remédios para dores, antibióticos e anti-inflamatórios.

4. Uso do sutiã ou cinta cirúrgica

Após a realização de alguns procedimentos cirúrgicos é recomendado o uso de sutiãs ou cintas cirúrgicas que ajudam na sustentação das estruturas. Esse é o caso da cinta para lipoaspiração, abdominoplastia e  sutiã para mamoplastia de aumento.

Esse item é fundamental para reduzir o atrito na região operada, dando mais sustentação e auxiliando na cicatrização e recuperação.

Mulher sentada no sofá lendo revistas

5. Faça sessões de drenagem linfática

Entre os cuidados no pós-operatório, principalmente em técnicas como lipo ou abdominoplastia, são recomendadas sessões de drenagem linfática durante a recuperação.

Esse tipo de massagem, que pode ser manual ou mecânica, estimula o sistema linfático que é responsável por eliminar a linfa que se acumula entre os tecidos causando retenção de líquidos e inchaço.

Assim, a drenagem linfática ajuda em uma recuperação mais rápida e reduz desconfortos, hematomas e inchaços relacionados com o procedimento estético.

6. Evite exposição solar

A exposição solar é uma grande inimiga durante o pós-operatório, sendo recomendado que haja uma exposição mínima nos primeiros 30 dias após a cirurgia.

Os raios solares comprometem a cicatrização, pois podem causar o escurecimento da região operada. Além disso, podem gerar manchas roxas, prejudicando a aparência.

7. Alimente-se corretamente

A não ser que haja restrições médicas específicas, a dieta no pós-operatório deve ser leve, preferindo alimentos ricos em proteínas, frutas cítricas e vegetais verde-escuros, que têm poder cicatrizante.

Outro ponto de atenção é a respeito de evitar exageros. Também é contraindicado comer alimentos muito gordurosos, açucarados ou ultra processados que possam atrapalhar o processo de cicatrização.

Destaca-se ainda que no caso de algumas cirurgias plásticas como rinoplastia, lifting facial e mentoplastia a recomendação é por uma alimentação pastosa e fria nos primeiros dias.

8. Não pegue peso ou faça esforço físico

No período pós-operatório é importante evitar pegar peso ou fazer força, visto que as cicatrizes recentes são frágeis e precisam de tempo para estabilizar.

A área que deve ficar imóvel depende do tipo de procedimento realizado. Na abdominoplastia, por exemplo, a recomendação é andar curvada, com passos curtos por cerca de 20 dias.

No caso da mamoplastia, a indicação é evitar movimentos bruscos na região frontal e dos braços. O mais adequado é conversar com o cirurgião plástico e conhecer as recomendações do caso.

9. Respeite a indicação médica para retomar atividades

Ao se sentirem bem muitos pacientes ignoram a indicação médica no que se refere à retomada de atividades físicas. Entretanto, essa recomendação é essencial para evitar complicações e obter melhores resultados com a cirurgia.

Quando retornar ao médico?

Mesmo realizando corretamente todos os cuidados podem ocorrer complicações que exigem procurar imediatamente ajuda médica. Entre os sintomas que não devem ser ignorados no pós-cirúrgico estão:

  • dificuldade para respirar;
  • pus ou aparência estranha no curativo;
  • febre;
  • dor intensa e contínua, mesmo tomando os analgésicos prescritos;
  • dreno cheio de líquido;
  • dor na cicatriz ou cheiro ruim;
  • apresentar inchaço, dor, vermelhidão ou calor no local da cirurgia.

Os cuidados no pós-operatório são essenciais para alcançar os resultados esperados de maneira que seguir corretamente as recomendações médicas é fundamental.

Caso tenha dúvidas em relação às indicações médicas, não deixe de procurar a clínica de cirurgia plástica e consultar um profissional de confiança. A Clínica da Dra. Luciana Pepino pode ajudar com essas questões. Agende sua consulta!

 

Agende agora a sua consulta!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Gicélia sousa disse:

    Eu gostaria de fazer uma redução dos meus seios ..pelo SUS … você faz ..como posso entrar em contato.. você atende onde ..meu celular…11.972734483

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Olá Gicélia!
      Infelizmente não temos como te ajudar, atendemos apenas particular.
      Talvez você consiga alguma informação através da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica ou postos do SUS. Eles são os melhores indicados pra te informar sobre serviços de cirurgia plástica realizadas gratuitamente em hospitais-escola.

      De qualquer forma, é importante que você saiba que hoje em dia as cirurgias plásticas ou tratamentos estéticos podem ser parcelados e por isto, estão bem mais acessíveis.

      Ficamos em São Paulo/SP. Neste link estão disponíveis nosso endereço e nossos contatos: https://goo.gl/nvCFzz

      Beijos!