11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Como conservar o esmalte nas unhas

Esmaltes descascados ou sem brilho? Nada disso: veja como alguns truques podem fazer suas mãos ficarem bonitas por mais tempo.

Tem coisa mais frustrante do que você sair da manicure com as unhas maravilhosas e poucos dias depois o esmalte já começar a descascar ou ficar com aparência de velho? Toda mulher sabe que as mãos são um dos maiores cartões de visita feminino, por isso merecem ser tratadas com muito amor e carinho. Mãos bonitas são sinal de capricho e de saúde, mas nem sempre o esmalte colabora com a intensão de deixá-las belas. É aí que entram em cenas algumas dicas bem legais para fazer o esmalte durar mais do que apenas alguns poucos dias. A primeira delas parece óbvia: escolher produtos de qualidade. Apesar disso, no entanto, muita gente ainda faz a escolha pela cor e acaba levando esmaltes de qualidade inferior, que logo perdem o brilho e descascam. O melhor é optar por produtos de qualidade comprovada, mas, atenção, dê preferência aos produtos nacionais. A maioria dos importados demora mais para secar porque não foi feita para países tropicais.

Outra dica é prestar atenção em algumas coisas, também básicas, mas que muita gente “deixa pra lá” quando chega na manicure. Uma delas é a data de validade do esmalte. Você pode até pensar que por causa da grande rotatividade de mulheres sentando na cadeirinha é difícil um esmalte perder a validade no salão, mas não é bem assim. Como também é grande a quantidade de esmalte comprada e muitos lugares fazem estoque, não é difícil ele perder a validade. Quanto mais antigo o esmalte, mais grosso ele fica, mas há profissionais que o diluem em algum tipo de óleo ou até acetona, para renderem mais. Rendem no vidro, mas na sua mão eles vão embora rapidinho. A outra coisa é ficar de olho também na limpeza do esmalte antigo, que tem que ser totalmente retirado, assim como o hidratante. Restos de produtos prejudicam a aderência do esmalte na unha.

Por falar em fixação e aderência, a base é fundamental para que o esmalte não descole logo das unhas – e aplique extra brilho imediatamente após a esmaltação, garantindo maior durabilidade. Durante a semana vá fazendo reaplicações periódicas, a cada 48 horas, por exemplo. Ele protege o trabalho e deixa suas unhas com a aparência de que acabaram de ser feitas. Os top coats também são uma ótima opção. Além de darem o brilho extra, eles têm em sua fórmula elementos que aceleram a secagem e evitam o aparecimento de bolinhas. Mesmo com o top coat, no entanto, essa dica é fundamental: tenha paciência para esperar secar e secar muito bem, cada camada, que devem ser finas. Camadas grossas de esmalte são mais fáceis de descascar. Por fim, tenha alguns cuidados quando chegar em casa. Nada de ficar com os dedos na boca e procure sempre protegê-las com luvas de silicone ou borracha quando for lavar a louça ou mexer em algum produto de limpeza. Se perceber que o brilho foi embora, que o esmalte ficou fosco, extra brilho nele. Assim seu esmalte vai durar bem mais e suas mãos ficarão sempre belas.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).