Menu

Como tratar as irritações na pós-barba

Fazer a barba pode ser um grande pesadelo para alguns tipos de pele. Mas você sabia que é possível evitar ou amenizar esse tipo de problema?
É muito comum vermos homens com a pele irritada após fazer a barba. Isso se dá por uma série de fatores que influenciam, e por tanto, podem piorar. Mas conhecendo esses fatores, você também pode melhorar a situação dessa reação ao procedimento de retirada da barba. Algumas ações podem ajudar a evitar ou pelo menos diminuir o aparecimento da irritação que costuma vir acompanhada de vermelhidão, bolinhas de pus, descamação da pele e até mesmo dor, em alguns casos.

Veja algumas dicas:

Molhe a barba inteira: os pelos podem absorver aproximadamente 35% de seu próprio volume, de umidade. E quando estão inchados com a água, eles ficam bastante frágeis, o que facilita sua remoção.

Use produtos de qualidade: cremes para barbear devem ser cremosos e ricos em óleos, sejam silicones e hidratantes. Além de evitarem que a raiz do pelo absorva a umidade, facilita o deslize da lâmina ou navalha, o que aumenta a vida útil do aparelho.

Aplique os produtos da forma correta: utilize sempre um pincel para aplicar creme de barbear. Isso faz com que os pelos fiquem mais altos, facilitando um barbear mais rente e também ajuda na remoção de células mortas, como um processo de esfoliação.

Troque a lâmina regularmente: evite a sensação de pele arranhada. Quanto mais afiada a lâmina, menos traumático será o processo para sua pele.

Não barbeie contra o pelo: quando a lâmina é passada na direção contrária ao crescimento natural dos pelos, ela pode empurrar o pelo para baixo da pele, o que provoca uma série de complicações, que podem resultar até mesmo em uma foliculite grave.

Aqueça a pele e a lâmina: com o aquecimento, os poros se dilatam, o que facilita ainda mais a remoção dos pelos e evita irritação durante o crescimento dos pelos.

Não se esqueça da loção pós-barba: uma boa loção para o seu tipo de pele, é o ideal para repor a umidade perdida durante o processo de barbear.

Pronto! Com essas dicas, você já pode fazer a barba sem medo das irritações causadas pelo processo de barbear feito de forma errada e prejudicial para a saúde o aspecto saudável da sua pele.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).