11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Como escolher o médico certo para a sua cirurgia plástica?

Médico para cirurgia plástica: veja o que observar

A definição do médico para cirurgia plástica deve considerar diferentes fatores para tornar o tratamento mais seguro e com resultados estéticos satisfatórios.

A escolha do médico para cirurgia plástica é fundamental para bons resultados estéticos e também segurança durante e após o procedimento.

A realização de cirurgias plásticas por pessoas não qualificadas ou mesmo por médicos não experientes pode resultar em complicações comprometendo tanto a saúde da paciente como os resultados alcançados com a intervenção.

5 dicas para escolher o médico para cirurgia plástica

Dada a seriedade e complexidade de uma intervenção cirúrgica, é essencial que a escolha do médico para cirurgia plástica seja criteriosa. Pensando nisso, conheça a seguir 5 fatores a serem avaliados antes da decisão.

1. Formação profissional

Um especialista em cirurgia plástica reúne mais de 10 anos de estudos para poder desempenhar essa função, portanto, a formação profissional deve ser o primeiro elemento a ser avaliado.

Deve-se verificar se o profissional tem um CRM ativo e também se é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Esses comprovantes atestam a formação e especialização do profissional.

2. Avaliação de outros pacientes

Com a internet tornou-se muito mais fácil encontrar e conversar com outros pacientes atendidos pelo mesmo cirurgião plástico, garantindo uma escolha mais acertada.

Verifique sites especializados na internet, redes sociais e fóruns sobre cirurgia plástica na qual as pessoas compartilham suas experiências. Lembre-se, no enquanto, que uma boa avaliação só é válida quando associada aos demais itens.

3. Infraestrutura da clínica

A maior parte das cirurgias plásticas é realizada em ambiente hospitalar, o que é essencial para segurança do procedimento e melhor atendimento às necessidades da paciente.

Ainda assim, a avaliação da infraestrutura da clínica é importante para um suporte mais adequado nas diferentes etapas pré e pós-cirurgia.

Um exemplo é que muitas cirurgias plásticas, como lipoaspiração e abdominoplastia, demandam a realização de sessões de drenagem linfática. Esse processo torna-se mais fácil se a fisioterapeuta estiver na mesma clínica, com um atendimento completo em um único local.

4. Experiência

Deve-se verificar a experiência do médico para cirurgia plástica antes da escolha, o que pode ser comprovado, por exemplo, analisando no currículo os certificados que ele tem, incluindo cursos, congressos dos quais participa, entre outras atividades.

Além disso, deve-se avaliar se o profissional já realizou a mesma cirurgia previamente em outras pessoas, o que demonstra que ele tem experiência prática na condução desse tipo de caso.

5. Confiança

A confiança é um aspecto central na escolha do médico para cirurgia plástica e só pode ser construída a partir de uma primeira consulta para avaliação. É importante que nessa abordagem você sinta-se confortável para falar suas motivações, esclarecer dúvidas e ter todos os passos esclarecidos.

A construção de uma relação de confiança entre médico e paciente é determinante no andamento do processo, que pode deixar a pessoa mais vulnerável, de forma que a atenção médica contribua para aumentar sua segurança e confiança no tratamento.

A escolha de um médico para cirurgia plástica deve considerar esses diferentes fatores, sendo importante continuar procurando um especialista de confiança caso ainda não tenha encontrado alguém que atende todas as exigências. Quer saber mais? Agende uma consulta aqui!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).