11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Como cuidar da pele após a aplicação da toxina botulínica?

toxina botulínica

A aplicação da toxina botulínica é um dos procedimentos mais conhecidos no mundo. Ele ganhou fama quando alcançou ótimos resultados no combate e na eliminação de rugas dinâmicas, pés de galinha e marcas do tempo na parte superior dos olhos, por exemplo. Por isso, é considerada altamente segura, além de permitir uma aplicação rápida.

Os efeitos da toxina botulínica duram, em média, de 3 a 6 meses, podendo se prolongar conforme o estado natural da pele da paciente e dos cuidados feitos durante esse tempo. Assim, para que os resultados sejam mais eficazes e duradouros, é muito importante saber como cuidar da pele.

Neste artigo, explicamos o que é a toxina botulínica, seus benefícios e principais cuidados que podem fazer parte da sua rotina de skincare, para manter e prolongar os efeitos após a aplicação do botox.

Acompanhe!

Afinal, o que é a toxina botulínica?

A toxina botulínica é uma proteína gerada pela bactéria Clostridium botulinum. Seu principal efeito no corpo humano é o bloqueio dos sinais nervosos do cérebro para os músculos, provocando uma paralisia generalizada, identificada como botulismo.

O tratamento é feito com injeção da toxina em quantidades muito pequenas nos músculos para imobilizá-los. A substância começa a fazer efeito cerca de sete a 14 dias após e perdura por 3 a 6 meses, desaparecendo gradativamente, enquanto a atividade muscular retorna.

Quais são os cuidados logo após a aplicação da toxina botulina?

Logo após a aplicação do botox, os cuidados necessários têm por objetivo evitar que o líquido injetado se espalhe de maneira irregular. Nesse sentido, nas primeiras 4 horas, é recomendável não deitar ou abaixar a cabeça para evitar comprometimentos. Além disso, é preciso observar alguns cuidados, conforme comentamos a seguir.

Não se exponha ao sol ou temperaturas extremas

A exposição ao sol deve ser evitada logo após a aplicação, pois os microfuros provocados pela agulha fina podem se transformar em pequenas manchas, devido às lesões. Como a pele não deverá ser massageada nesse período, o protetor solar também não poderá ser usado. Posteriormente, a proteção solar será muito útil para a manutenção e prolongamento dos efeitos do botox. Também, é importante não se expor ao calor ou ao frio extremo, por isso, não é recomendada a aplicação de compressas na região.

Faça repouso

Nas primeiras 24 horas, também é importante não fazer exercícios físicos e qualquer outro tipo de esforço. O repouso é necessário para que a toxina se acomode e comece a gerar os seus benefícios.

Evite levar a mão ao rosto

Alguns pacientes mais sensíveis podem sentir alguma dor no local da aplicação. Para aliviar esse incômodo, muitas pessoas levam a mão ao rosto para massageá-lo. Isso deve ser evitado, pois o líquido da toxina botulínica pode se espalhar, prejudicando os resultados. Além desses cuidados, nos três dias seguintes, a indicação é não fazer nenhuma pressão ou limpeza de pele com produtos adstringentes.

Como cuidar da pele para manter e prolongar os benefícios do procedimento?

Para manter, potencializar e prolongar os efeitos da toxina botulínica é importante adotar hábitos saudáveis e incluir produtos que ajudam nesse sentido, conforme comentamos a seguir.

Faça reposição de colágeno

O colágeno é uma proteína responsável pela manutenção da elasticidade e da firmeza da pele. Além disso, promove força e saúde aos cabelos e unhas. A partir dos 30 anos, há uma queda em sua produção pelo organismo. Isso provoca o surgimento de rugas e flacidez, mesmo em pessoas que já aplicaram botox.

Quando fazemos a reposição de colágeno, a pele adquire mais condições de manter os efeitos da aplicação da toxina botulínica, já que ela estará mais firme e elástica, ampliando a atuação do botox contra o envelhecimento e a flacidez.

Abuse do protetor solar

Que o protetor solar é essencial para os cuidados diários com a pele já é uma informação amplamente conhecida. Contudo, quando se trata dos meses após a aplicação da toxina botulínica, o produto precisa se tornar seu melhor amigo. Ele é peça fundamental para evitar que manchas indesejadas surjam nas regiões tratadas e proteger a pele dos raios solares.

É recomendável o uso do protetor mesmo em dias nublados ou naqueles que você permanecerá em casa. Isso porque os raios ultrapassam as nuvens, janelas e vidros, atingindo a nossa pele da mesma maneira. Além disso, alguns tipos de iluminação interna também podem prejudicar a pele.

Cuide da sua alimentação

Não basta cuidar da parte externa da pele se você não mantém uma alimentação equilibrada. Ela precisa ser cuidada, principalmente, de dentro para fora. Nesse sentido, para potencializar os benefícios e a duração da toxina botulínica, é recomendável que os alimentos sejam escolhidos com a intenção de melhorar a aparência dos tecidos, ajudando a aumentar as ações da toxina no organismo.

Para isso, é importante evitar os açucares e a farinha branca, bem como ingerir boas quantidades de frutas vermelhas e críticas. Além disso, é preciso aumentar o consumo de água, folhas verde-escuras, vegetais, castanhas e nozes, que contêm nutrientes essenciais para a hidratação e a saúde da pele.

Mantenha bons hábitos de saúde

Além de manter uma boa alimentação, os exercícios físicos são importantes para auxiliar na oxigenação da pele e manter o bom funcionamento do organismo, com a ativação da circulação sanguínea. Tudo isso reflete diretamente na beleza da pele.

Qual tipo de rotina de skincare é melhor para a pele após a aplicação do botox?

Para a manutenção dos efeitos do botox, é muito importante adotar cuidados na rotina de skincare. Isso inclui, além do protetor solar, um produto anti-idade, com ativos antioxidantes e hidratantes em sua composição, como o ácido hialurônico. São ingredientes que ajudam a devolver o volume do rosto, preenchem as rugas e recuperam a firmeza da pele.

Além disso, adotar uma rotina de skincare é fundamental para garantir uma perfeita higiene e hidratação da pele, potencializando e mantendo os efeitos do botox.

Veja, a seguir, um passo a passo eficaz:

  • limpar — lave o rosto com um gel de limpeza para equilibrar a oleosidade e limpar os poros, preparando a pele para receber os produtos;
  • tonificar — aplique uma água micelar ou tônico para uma limpeza mais profunda, retirando eventuais sujeiras que persistiram após o sabonete;
  • tratar — use um produto anti-idade, como os séruns, que apresentam propriedades antirrugas, antioxidantes ou antiacnes;
  • hidratar — aplique o produto hidratante adequado ao seu tipo de pele, a fim de deixá-la mais macia e protegida de ações externas;
  • proteger — por último, aplique o protetor solar adequado ao seu tipo de pele e com FPS 30, para garantir a proteção contra o envelhecimento precoce e outros fatores.

Como vimos, a toxina botulínica é uma grande aliada no combate ao envelhecimento da pele e seus efeitos podem ser potencializados e prolongados por meio de uma boa rotina de skincare. Além disso, é importante manter hábitos saudáveis, cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos, para garantir uma boa oxigenação aos tecidos e aproveitamento dos nutrientes.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como cuidar da pele após a aplicação da toxina botulínica!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).