11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Como cuidar da pele após a aplicação da toxina botulínica?

Esclareça dúvidas sobre toxina botulínicasto

Entenda o procedimento e as recomendações após a utilização da toxina botulínica

A toxina botulínica é um dos procedimentos estéticos mais conhecidos no mundo. Ele ganhou sua fama ao conseguir alcançar ótimos resultados no combate e eliminação das rugas dinâmicas, dos pés de galinha e das marcas do tempo na parte superior dos olhos, por exemplo. A toxina botulínica é considerado um procedimento altamente seguro e rápido de ser aplicado. 

Os processos indicados após a sua aplicação são simples e realizá-los à risca fará com que seus resultados sejam ainda mais duradouros e eficazes. Os efeitos do toxina botulínica duram, em média, 6 meses, podendo se prolongar de acordo com o estado natural da pele do paciente e dos cuidados realizados durante este tempo. Separamos os três principais cuidados para você colocar em prática após recorrer ao procedimento. Acompanhe com a gente a seguir:

Os 3 principais cuidados após a aplicação do toxina botulínica

Abuse do protetor solar

Que o protetor solar é essencial para os cuidados diários com a pele já é uma informação amplamente conhecida. Porém, quando se trata dos meses após a aplicação da toxina botulínica o protetor solar precisa se tornar seu melhor amigo. É ele que evitará que manchas indesejadas surjam nas regiões aplicadas e protegerá sua pele dos raios solares.

É recomendável a utilização do protetor mesmo em dias nublados ou que você permanecerá dentro de casa, ok? Por mais que não estejamos sentindo o sol diretamente no rosto, seus raios ultrapassam as nuvens, janelas e vidros, atingindo nossa pele da mesma maneira.

benefícios de aplicação de botox

Cuide da alimentação

Você é o que você come. Para potencializar os benefícios e a duração da toxina botulínica, é recomendável que a alimentação seja escolhida com a intenção de melhorar a aparência da pele, ajudando a aumentar as ações da toxina no organismo. Procure ingerir bastante frutas vermelhas e cítricas, por exemplo, aumentar o consumo de folhas verde-escuras e de vegetais.

Tome muita água, a hidratação precisa ser constante e estar sempre presente nos momentos do dia. No lanchinho da tarde? Abuse de castanhas se nozes, elas fazem muito bem para a pele e intensificam a durabilidade das aplicações.

Os dias seguintes à aplicação

Apesar dessas recomendações mais gerais, os dias seguintes à aplicação precisam de cuidados especiais. Nas primeiras 4 horas é recomendado que você não deite ou abaixe a cabeça, nos três dias seguintes a indicação é que não haja nenhuma pressão, massagem ou limpeza de pele com produtos adstringentes. 

Fique de olho na exposição da pele à calor ou frio extremo, ok? Não é recomendado a aplicação de compressas na região. Nas primeiras 24 horas também é importante que não haja nenhum esforço físico do paciente, é preciso deste tempo para que a toxina se acomode e comece seus benefícios.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).