11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Como acabar com as manchas escuras nas axilas

Saiba como resolver o problema de uma vez por todas e clarear as suas axilas para o verão

 

Um dos maiores inconvenientes estéticos – principalmente para as mulheres – são as manchas escuras nas axilas, afinal ninguém merece ter que ficar usando blusas que cubram para escondê-las, ainda mais no verão. 

Se você também sofre com esse problema e quer encontrar soluções para resolver a condição de uma vez por todas na sua vida, acompanhe as informações que reunimos a seguir!

O que pode causar as manchas nas axilas?

Antes de mais nada, é necessário conhecer quais são as possíveis causas para o problema, uma vez que a partir disso, é possível identificar o melhor tratamento para evitar que a condição volte a te incomodar. 

Especialistas afirmam que o escurecimento da região se dá por um processo inflamatório na pele motivado por algum trauma ou condição, que leva à pele ao que chama-se de  hipercromia pós-inflamatória. 

Dentre as causas mais comuns para a condição, podemos destacar: 

  • Atrito na própria pele: causado normalmente em pessoas com sobrepeso ou ainda que costumam usar roupas muito apertadas na região;
  • Uso de desodorantes com álcool: o uso de cosméticos que tenham álcool em sua composição podem provocar uma irritação na pele que, se não tratada, evolui para o escurecimento;
  • Depilação: a depilação com lâmina ou cera podem agredir a pele e causar uma irritação na região, levando ao escurecimento;
  • Acúmulo de fungos e bactérias: por se tratar de uma região úmida, caso não seja seca corretamente após o banho, possivelmente ocorrerá a proliferação de bactérias e fungos que causam o escurecimento. 

Como clarear essas manchas? 

Existem uma série de métodos que são capazes de devolver a coloração natural das suas axilas. No entanto, para resolver o principal problema é necessário primeiro se livrar do que causou a condição. 

O mais indicado, é procurar um profissional para identificar qual o melhor tratamento para o  seu caso. No entanto, conheça algumas das opções disponíveis que podem te ajudar: 

Dermocosméticos clareadores

Hoje em dia, existem muitas opções de dermocosméticos que podem ser usados para clarear a região. Os produtos variam desde cremes com formulações específicas, até desodorantes que prometem cumprir a função clareadora.

Peelings

Esse tipo de tratamento promove a renovação celular através do uso de ácidos, que podem ajudar remover as células mortas e a clarear as axilas de forma mais eficaz.

Tratamentos a laser

Alguns tratamentos que utilizam o laser também são capazes de agir na pigmentação da região e melhorar o aspecto e aparência das axilas. 

Como prevenir as manchas?

Além de encontrar um bom tratamento para acabar com as manchas escuras nas axilas, é válido ressaltar que prevenir as manchas é sempre o melhor caminho. 

O indicado é que sempre se utilize desodorantes sem álcool na formulação, além de manter a região sempre hidratada, dando preferência para roupas confortáveis e que permitam que a pele respire. Caso você sofra com problemas como o suor excessivo, tratamentos com botox, por exemplo, podem ser uma boa saída para resolver os dois problemas de uma vez só.

 

Faça parte do nosso grupo no Telegram e fique por dentro do dia a dia da clínica, além de informações exclusivas sobre beleza, bem-estar e eventos que só vão acontecer para este canal.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).