11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Precisão e técnica: conheça os procedimentos cirúrgicos mais rápidos

Mulher segurando um balão de sorriso

Conheça seis procedimentos estéticos que entregam resultados em menos tempo!

A realização de uma cirurgia plástica envolve diferentes etapas relacionadas ao pré-operatório e planejamento das fases de internação e pós-operatório.

Considerando essas particularidades e a importância do planejamento prévio para sucesso da intervenção é essencial que a paciente saiba a duração do procedimento e também o tempo de recuperação.

A seguir apresentamos alguns fatores a serem avaliados antes de uma cirurgia plástica e também quais os procedimentos mais rápidos.

O que avaliar antes de uma cirurgia plástica?

A realização de uma cirurgia plástica, mesmo as mais rápidas e menos invasivas, demandam planejamento por parte da paciente.

O objetivo desse preparo prévio é ter o tempo adequado de repouso e cuidados do pós-operatório que são fundamentais para melhores resultados com a operação e também para reduzir riscos de complicações.

Dessa forma, antes de se submeter a um procedimento alguns fatores a serem avaliados incluem:

  • capacidade da técnica de atender às expectativas iniciais;
  • exames e restrições exigidos no pré-operatório;
  • qualificação da paciente à realização do procedimento;
  • tempo de duração da intervenção cirúrgica;
  • tempo de internação;
  • período de repouso e pós-operatório;
  • cuidados durante a recuperação.

Ao avaliar esses fatores previamente, a paciente pode realizar um planejamento mais acertado de todas as fases da cirurgia plástica, o que garante resultados melhores e com menos riscos.

Verifica-se que a duração da técnica e tempo de recuperação são dois fatores a serem considerados.

6 procedimentos mais rápidos

São diversos os procedimentos que podem ser feitos se a paciente não quer se submeter a uma técnica tão invasiva ou demorada. Listamos a seguir algumas opções de tratamento estéticos rápidos e eficazes!

1. Botox

A aplicação de toxina botulínica, conhecida popularmente como Botox, é um dos tratamentos faciais mais buscados e com efeitos rápidos.

O procedimento é usado para amenizar e prevenir as rugas dinâmicas que causam o envelhecimento facial devido às constantes expressões do rosto.

A aplicação da substância tem uma duração média de 30 minutos ou menos, mas depende de uma avaliação prévia do cirurgião plástico para garantir melhores resultados.

A recuperação não demanda nenhum repouso específico, mas recomenda-se não deitar por 4 horas após a aplicação, não se expor ao sol ou realizar atividades físicas no mesmo dia.

2. Preenchimento facial

O preenchimento facial utilizando ácido hialurônico é recomendado para tratar sulcos faciais, como o bigode chinês. Ele melhora as depressões da face e também o contorno do rosto.

O tratamento também envolve um estudo prévio da face, mas a aplicação da substância em si dura, em média, 30 minutos.

As recomendações são semelhantes às do Botox, como evitar exposição solar, exercícios físicos e massagens faciais.

Dois médicos realizando procedimento cirurgico

3. Mini-lipo

A mini-lipo tem a mesma função da lipoaspiração, utilizando substância tumescente para realizar a remoção da gordura localizada. Entretanto, a diferença é que ela é menor, concentrando-se em uma região pequena do corpo.

A duração da mini-lipo pode variar entre 30 minutos e duas horas de acordo com a quantidade de gordura localizada removida. A duração é significativamente menor do que as quase 4 horas necessárias para realização da lipoaspiração.

Devido às características do procedimento ele é indicado para locais menores, como remoção de gordura da papada, das axilas, dos joelhos ou mesmo do abdômen, mas caso seja em menor quantidade e área.

Por ser precisa e menos invasiva, a recuperação da mini-lipo é mais rápida, ainda que tenha cuidados semelhantes aos da técnica tradicional no pós-operatório.

4. Mini-abdominoplastia

Outro exemplo de cirurgia plástica reduzida é a mini-abdominoplastia que concentra a remoção do excesso de pele na região supra púbica (parte inferior do ventre).

Nesses casos, a costura dos músculos reto abdominais pode ser feita na parte abaixo do umbigo, resultando em uma cicatriz menor e mais discreta.

Essa cirurgia plástica tem duração entre uma e duas horas, período menor do que o necessário para realização de uma abdominoplastia completa.

Apesar de menor, a mini-abdominoplastia apresenta resultados bastante satisfatórios na eliminação do excesso de pele e flacidez na região do abdômen.

5. Otoplastia

A otoplastia, cirurgia plástica para correção das orelhas de abano, é mais comum em crianças e adolescentes, podendo ser realizada a partir dos 7 anos.

A técnica é rápida e prática, sendo que a cirurgia pode durar, em média, uma hora. O tempo de internação pode variar entre 8 e 12 horas, aguardando apenas a recuperação do efeito anestésico.

O repouso da otoplastia pode durar cerca de uma semana, mas o período é necessário apenas para garantir que o paciente, quando menor, não se exponha a situações prejudiciais à recuperação.

Após conhecer os procedimentos cirúrgicos mais rápidos, a paciente pode planejar com exatidão a cirurgia plástica que melhor atende às suas necessidades e também o tempo para internação e recuperação.

 

Agende agora a sua consulta!

 

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).