Cirurgia Plástica: Saiba o que perguntar ao cirurgião plástico na primeira consulta

cirurgia plástica

Estar bem preparada para a consulta sobre a sua cirurgia plástica vai garantir que você tire todas as dúvidas sobre os procedimentos que você gostaria de fazer. Aproveite!

Você tomou coragem e decidiu marcar a primeira consulta com um cirurgião plástico para resolver aquele problema que tanto incomoda e causa insegurança. Porém, o que pode parecer a solução de um problema também pode se transformar em uma fonte de ansiedade caso você não saiba muito bem como agir durante a consulta.

É normal ficar nervosa antes e durante a consulta com o cirurgião plástico. Pois você está dando um passo muito importante para corrigir um problema que, às vezes, lhe incomoda há muitos anos. Além disso, você pode ficar ansiosa pensando em como será o cirurgião que vai te atender, se vai haver empatia entre vocês etc. Uma dica: consulte-se apenas com médicos especialistas em cirurgia plástica, membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Uma forma de diminuir essa ansiedade é se preparar para a consulta e levar anotado tudo o que você quiser perguntar ao médico. De forma que você não tenha nenhum “branco” e acabe se esquecendo das suas dúvidas. Se você está com a primeira consulta marcada. Confira a lista de perguntas essenciais que você deve fazer ao seu médico sobre uma possível cirurgia plástica:

Meu problema pode ser resolvido com cirurgia plástica?

Essa é a primeira e mais importante pergunta a ser feita. Você tem uma queixa sobre alguma região do seu corpo e somente o cirurgião plástico poderá responder se uma intervenção cirúrgica ajudará a resolver esse problema.

Por exemplo: se uma paciente cujo problema é o excesso de peso chegar ao consultório querendo fazer uma lipoaspiração com o objetivo de emagrecer. O cirurgião plástico deverá esclarecer que esse procedimento não é indicado para a perda de peso. Nesse caso, não adiantaria nada a paciente se submeter a uma cirurgia plástica achando que, com isso, ela emagreceria. Por outro lado, se a queixa for uma gordura localizada persistente nas coxas, por exemplo, a lipoaspiração pode sim resolver o problema da paciente.

abdominoplastia

Que resultado eu posso esperar?

É essencial que o paciente tenha expectativas reais sobre o resultado da cirurgia plástica. Talvez não seja possível corrigir o problema em 100%, como se ele nunca houve existido. E é dever do cirurgião plástico deixar claro que tipo de melhora o paciente pode esperar, para evitar frustrações depois da intervenção.

Não deixe de perguntar também como estará o seu corpo assim que você acordar da cirurgia. Pois o mais comum é que a região esteja inchada e com algumas marcas arroxeadas. O que pode ser uma verdadeira decepção para quem imagina sair da mesa de cirurgia totalmente renovada. É importante ter em mente quanto tempo você levará para atingir o resultado final – isso poupa muita aflição durante o período normal que o organismo precisa para eliminar os líquidos e as manchas.

prótese de silicone

Como é a recuperação da cirurgia?

Se você estiver decidida a realizar a cirurgia plástica, deve estar ciente sobre a recuperação do procedimento. Você deverá perguntar sobre o nível de dor e desconforto sentido nos primeiros dias e o que deverá fazer para aliviar esses sintomas.

É importante saber se haverá limitações de movimentos (por exemplo: em mamoplastias de aumento, existe uma limitação do movimento dos braços por alguns dias). E em quanto tempo você poderá retomar suas atividades do dia a dia, voltar ao trabalho e tomar sol na região operada.

O cirurgião plástico deverá informar a paciente sobre uma possível perda temporária da sensibilidade local quando for o caso e também sobre os cuidados pós-cirúrgicos. Como não fazer esforço físico e não carregar peso por algum tempo, utilizar cintas ou fazer drenagem linfática quando necessário.

recuperação cirurgia plástica

Onde será feita a cirurgia?

Em geral, é sempre mais seguro optar por fazer cirurgias em hospitais do que nas clínicas e nos consultórios médicos. Embora clínicas e consultórios sejam adequados para fazer procedimentos mais simples como aplicação de toxina botulínica e preenchimento labial. Cirurgias que requerem anestesia geral devem ser feitas em hospitais. Isso acontece porque somente os hospitais dispõem das equipes e da infraestrutura necessária em casos de emergência, oferecendo muito mais segurança aos pacientes.

É importante ter em mente que optar por fazer várias anestesias locais em vez de apenas uma geral no intuito de fazer o procedimento em clínica ou consultório não costuma ser um bom negócio. O motivo para isso é que todo o anestésico tem um limite seguro de aplicação. Que pode ser ultrapassado nos casos de múltiplas aplicações locais, passando a oferecer riscos ao paciente. Além disso, várias intervenções oferecem um risco maior de contaminação do que apenas uma, realizada em hospital – ambiente que segue rigorosas normas de assepsia.

cirurgia plástica

Quais são os riscos da cirurgia?

Todos os tipos de cirurgia oferecem riscos aos pacientes, inclusive as cirurgias plásticas. Por isso, é fundamental que você escolha um médico que coloque a sua segurança em primeiro lugar e avalie todos os riscos possíveis.

O médico deverá perguntar sobre seus hábitos em relação a cigarro, bebidas alcóolicas, doenças na família e estado de saúde em geral. Antes da cirurgia, você deverá fazer os exames solicitados para verificar se seu organismo está realmente apto a passar por um procedimento.

clinica de cirurgia plastica

Quanto custa a cirurgia plástica?

A consulta com o médico é o momento ideal para você esclarecer quanto vai custar sua cirurgia plástica. Incluindo a anestesia, os instrumentos e a internação (se for necessária). O Conselho Regional de Medicina e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica proíbem a divulgação de preços em sites da internet. Então é somente na consulta que um profissional sério poderá falar em valores.

Não tenha vergonha de perguntar sobre o preço e as formas de pagamento. Pois isso também faz parte de todo o processo.

cirurgia plástica preço

Você também pode gostar de: Cirurgias plásticas: saiba quais os cuidados e mitos

 

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Regina Santos disse:

    Oi meu nome e Regina,gostaria de saber qual e o preço da cirurgia íntima e qual e a forma de pagamento?fico muito incomodada com a minha vagina por causa do aumento dos pequenos labios, ai queria saber como e a cirurgia,o preço e a recuperação…

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Regina,
      Para definir os valores é necessário que vocês passem por uma avaliação pessoalmente, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para vocês. Após a primeira avaliação é possível definirmos valores e formas de pagamento.
      Em nosso site você encontra as formas de pagamento. Acesse: https://www.lucianapepino.com.br/infor…/formas-pagamentos/
      Entre em contato conosco, se quiser, para agendar sua primeira consulta. No link estão nossos telefones: http://goo.gl/3Dqr6G

      Beijos!

WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp