(11) 3285-6412Segunda a Sexta-Feira das 10h às 19h
retornar
cirurgias plásticas

Cirurgia plástica: Realizá-la no verão requer cuidados especiais?

Saiba o que é mito e o que é verdade quando o assunto é fazer uma cirurgia plástica durante a temporada de verão

Tecnicamente, não existe nada que impeça um paciente de buscar uma cirurgia plástica no verão. Criou-se um mito popular de que essa época do ano era até mesmo proibida para a realização de procedimentos como esse. O que não é verdade. Contudo, se em períodos mais frios já é preciso tomar alguns cuidados especiais após os procedimentos. Nas épocas mais quentes essa atenção deve ser redobrada.

Em outras palavras, você pode sim realizar cirurgias plásticas no verão. Mas vai precisar tomar alguns cuidados especiais para que o processo de recuperação seja o mais tranquilo possível. Isso acontece porque o sol e o calor podem ser dois inimigos bastante perigosos e capazes de colocar empecilhos aos resultados da sua cirurgia.

lipoescultura
Os cuidados sempre são necessário e no verão eles precisam ser redobrados.

Fim de ano: férias, praia ou cirurgia?

Esse talvez seja um dos grandes dilemas encontrados por quem deseja fazer uma cirurgia plástica e só encontra o final do ano como uma data livre para realizar o procedimento. É natural que muitas pessoas coloquem os meses que vão entre dezembro e fevereiro como uma das alternativas para fazer uma cirurgia plástica. Nessa época de férias escolares, em geral há um período de recesso no trabalho e parece haver um pouco mais de tempo livre.

Entretanto, antes de tomar essa decisão é preciso estar ciente de que você terá que optar pelo sol e praia ou pela sua recuperação. Por isso, muitas pessoas associam o verão como um período “proibido” para as cirurgias plásticas. Isso não é verdade. Mas sim, será preciso fazer alguns sacrifícios nessa época do ano que não são necessários em meses de outono ou inverno.

abdominoplastia
Será preciso fazer alguns sacrifícios nessa época do ano que não são necessários em meses de outono ou inverno.

Calor excessivo: um inimigo a ser superado

Antigamente as estações do ano determinavam de maneira mais incisiva qual a temperatura que estaria fazendo em períodos específicos do ano. Hoje em dia, entretanto, dizer que vai estar calor em dezembro ou vai estar frio em junho virou uma loteria. O clima já não é mais tão preciso como era antigamente e pode ser que coincida de você fazer uma cirurgia no meio do ano e enfrentar uma semana de muito calor.

De qualquer forma, os cuidados com a pele após os procedimentos cirúrgicos são fundamentais. O calor excessivo pode tornar mais propício o aparecimento de edemas. O que resulta em períodos de recuperação mais longos. Entretanto, isso em nada deve prejudicar o resultado final das cirurgias. A regra permanece sendo a mesma independente da época do ano: nada de se expor ao sol durante pelo menos 30 dias após o procedimento.

cirurgias plásticas
Os cuidados com a pele após os procedimentos cirúrgicos são fundamentais.

Tecnologia a serviço dos pacientes

Outro item que pode se tornar um incomodo para o paciente em períodos de temperaturas mais quentes é o uso de modeladores. Eles envolvem uma determinada área do corpo. E fazem com que ela fique mais aquecida do que o normal. Numa alusão simples, é como se você estivesse de blusa de manga comprida em pleno sol de verão.

Felizmente, a tecnologia tem sido um ponto a favor na evolução do tratamento. Hoje, são utilizados tecidos mais modernos e que proporcionam melhor ventilação para a pele. Diminuindo o incomodo por conta do calor, por exemplo. Essa é uma boa notícia para quem faz lipoaspiração. O universo do pós-operatório tornou as coisas mais fáceis. Mas os cuidados devem ser exatamente os mesmos.

cinta-pos-operatorio
O uso de modeladores pode se tornar um incomodo para o paciente em períodos de temperaturas mais quentes .

Fique de olho no tempo de recuperação

Mesmo que você tenha evitado fazer com que o seu procedimento cirúrgico coincida com o final do ano. É preciso levar em consideração ainda o tempo médio de recuperação. Algumas cirurgias são mais simples do que outras e cada paciente tem o seu tempo necessário de recuperação em cada um dos casos. Contudo, é importante dialogar com seu médico e entender quanto tempo após a cirurgia você poderá voltar à sua rotina normal.

As cirurgias mais procuradas nesta época do ano são as seguintes: implantes de silicone, lipoescultura, abdominoplastia, mastopexia com prótese, ninfoplastia e otoplastia. Se você está pensando em fazer alguma delas, programe-se com antecedência. Senão, pode acontecer de que, quando você estiver liberada. O verão já tenha acabado e você vá poder mostrar os resultados somente no próximo ano.

Não tenha pressa e tome sempre a decisão mais segura

Já diz o ditado que a pressa é inimiga da perfeição. E quando estamos falando de qualquer procedimento cirúrgico, é fundamental que você siga à risca todas as orientações dadas pelo seu médico para que os resultados possam ser os melhores e apareçam o mais rápido possível. Não tente adequar o processo pós-operatório à disponibilidade de tempo que você tem, mas sim o contrário.

Dê a si mesmo o tempo que for necessário para que os resultados possam aparecer. As manchas possam sumir e que você possa ter de volta a sua rotina novamente. Apressar as coisas depois de tanto esforço pode colocar a perder algo que já está mais do que encaminhado. É hora de se prender aos detalhes e ficar atento a todos os riscos que podem acontecer caso você saia da linha.

Assim, seja no inverno ou no verão, a dica que fica é que vale sempre seguir à risca os conselhos do seu cirurgião e não tentar apressar as coisas apenas para ainda pegar um restinho de verão. Lembre-se: a palavra de ordem é planejamento. Por isso, reserve um tempo na sua agenda não apenas para a cirurgia. Mas para o pós-operatório completo. Assim, ao final de tudo, você poderá exibir seu corpo orgulhoso no sol sem correr nenhum risco desnecessário.

silicone
Em qualquer procedimento cirúrgico, é fundamental seguir à risca todas as orientações dadas pelo seu médico.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.


Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Especialista em abdominoplastia e ninfoplastia

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Especialista em abdominoplastia e ninfoplastia

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG


Deixe seu contato


Leia Também

Carregando...

Assine nossa newsletter

Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.

whatsapp