Menu

Cirurgia plástica e a gravidez

Por mais que o desejo da mãe seja retomar a boa forma é preciso ser consciente para não prejudicar a saúde do bebê

Hoje em dia, as mulheres estão mais vaidosas e se preocupam com uma maquiagem bem feita, uma roupa bonita e um corpo em forma. Quando resolvem ser mães, muitas recorrem aos nutricionistas para ter uma dieta balanceada e não engordar tanto, outras nem pensam sobre isso e se rendem às guloseimas e aos desejos incontroláveis da gravidez. Quando o bebê nasce, o público feminino se divide entre fazer uma dieta e queimar os quilinhos a mais ou fazer uma cirurgia plástica, que garante resultados imediatos.

Após a gestação, as mulheres querem voltar ao peso que tinham “pra ontem”. A regra é ter calma e paciência, pois não é recomendado fazer qualquer tipo de cirurgia plástica logo após o parto, mesmo que você esteja com os quilinhos a mais. Tudo porque o corpo da mãe precisa regredir do inchaço e das alterações hormonais que ocorrem durante a gravidez. Antes de decidir por medidas mais sérias, deixe o corpo voltar a ser como antes. A lipoaspiração, por exemplo, é permitida, em média, após um ano depois do parto.

A região mamária também não fica muito longe da preocupação feminina e, muitas delas, já querem fazer uma cirurgia de implante de próteses de silicone antes de terminar o período de amamentação. Nesse caso, o procedimento estético só é liberado, em média, após 8 meses após o parto.

E se eu fizer a cirurgia plástica antes da gravidez?

Também não é recomendado, pois ela pode comprometer a gravidez e a amamentação. Há algumas gestantes que chegam a solicitar a realização da abdominoplastia junto com a cesariana, o que também deve ser evitado, pois a mãe enfrentará um pós-operatório mais delicado e não dará auxílio ao bebê nesta fase tão delicada da vida dele.

Durante a gestação, a cirurgia plástica também é vetada. Se a mãe estiver muito acima do peso assim que ganhar o bebê, ela deverá emagrecer antes de se submeter a qualquer procedimento estético. Para quem ainda deseja ter mais um filho próximo ao primogênito, é melhor adiar a operação escolhida, pois o trabalho será duplo, já que ela deverá ser refeita. Se a mãe estiver mesmo com vontade de fazer uma cirurgia, ela precisa não só conversar com o médico, como também analisar no que essa atitude influenciará na saúde do bebê.

Tente seguir às rédeas da dieta para ter um ganho de peso natural no decorrer da gravidez.  A amamentação é um meio para que a mãe volte a recuperar o peso, pois acarreta uma perda notável de calorias. Não tenha receio algum em praticar exercícios físicos antes e depois da gestação, pois isso influenciará na qualidade de vida. Tenha uma alimentação saudável e hidrate a pele. Com esses cuidados, a cirurgia plástica poderá esperar um pouquinho mais e será realizada com mais segurança e com resultados que devolverão o seu bem-estar.

Autor do Conteúdo


Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. LUCIMAR disse:

    ola doutor , meu nome é lucimar, tenho 37 anos e quatro filhos idade 09,16,18,20 e tive eles muito nova e fiquei muito feia né como sempre e com o abdome todo feio cheio de pele e meu maior sonho é de fazer esta cirugia de abnoplastia mais so de vcs verem a foto minha vc me poderia fazer uma leve cimulação de quanto ficaria e de do praço tbm no famoso tiauzinho pois esta feio e entre as pernas ate ao joelho , e por mora lonje na cidade de rio csca como fasso p entra em contato e avalia aminha cirugia com vcs , des de ja obrigada e por favor é o meu unico e maior sonho ,

    • Luciana Pepino disse:

      Olá, Lucimar

      Entendo o seu relato, porém não tenho como te informar valores por aqui. Para isso, eu precisaria avaliá-la pessoalmente. A consulta presencial é muito importante, pois é nesse momento que o especialista fica sabendo de mais informações essenciais sobre o paciente – como o histórico médico.
      Depois disso é que conversamos sobre valores.

      Caso desejar, agende uma consulta conosco – será um prazer recebê-la em nossa clínica. No link abaixo você encontra o nosso contato: http://goo.gl/eqc7rp

      Beijos

  2. Mari disse:

    Bom dia

    Eu gostaria de colocar prótese de silicone, mas quero ficar grávida daqui 3 anos, teria algum problema em relação a amamentação ou problema estético? Obrigada

    • Luciana Pepino disse:

      Mari,

      As próteses de mama não vão te impedir de amamentar, porém o resultado só poderá ser mantido desde que não exista um aumento excessivo de peso na nova gestação.

      Beijos

  3. Oi Dra. Luciana meu nome e Aline e gostaria de fazer um pergunta

    Coloquei silicone nas mamas, por baixo tenho 320 ml minha cicatriz esta avantajada nao e queloide e sim se trata de uma cicatriz hipertrofica. Gostaria de sabe se posso refazer, nao consigo usar biquini por que aparece essa cicatriz .
    obrigado

    • Luciana Pepino disse:

      Aline,

      A melhor pessoa para te orientar nesse caso é o seu especialista. É importante que você procure e converse com o médico que te operou, pois ele é a melhor pessoa para te orientar sobre todas as suas dúvidas. Seria anti-ético de nossa parte, dar orientações e informações sobre um caso que não foi feito conosco. Tenho certeza que entenderá nossa posição.

      Beijos

  4. quando saber que é gravidez ? tenho sintomas pressão alta enjoo tonteira mal estar ect . Deu uma imagem no meu útero os mádicos falaram que é tumor , mas eles têm forma de um caroço de jeijão ? Á minha barriga tá crescendo já ha 4 meses e sinto certos tremores na barriga como algo mexendo começou esse mês tem chance de ser um tumor , pois não tenho menstruação só uma borra de café será que voce pode me mandar uma resposta ? To com medo ,sei que mioma tem sangramento intenso e tumor tambem

    • Luciana Pepino disse:

      Miriam,

      Infelizmente, não tenho como responder a sua dúvida. Aconselho consultar os especialistas que estão acompanhando o seu caso. Somente eles podem dar o correto diagnóstico.

      Beijos