11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

É possível fazer cirurgias plásticas depois da gravidez?

Quando fazer uma cirurgia plástica depois da gravidez

Entenda quais são as indicações para a cirurgia plástica após a gravidez

O corpo feminino passa por mudanças profundas durante a gravidez, não parando apenas no crescimento da barriga e dos seios. Ou seja, há, também, mudanças no modo como a mulher se enxerga, sua autoestima, seus desejos e vontades para o futuro. 

Dentre as principais transformações o ganho de peso é uma das mais visíveis, sendo a maior motivação para recorrer à cirurgia plástica no pós-parto

Muitos questionamentos vêm em mente quando pensamos em intervenções cirúrgicas depois da gravidez. Estas dúvidas são válidas, já que os processos pelos quais a mulher passa durante a gestação são bastante significativos. 

Por isso, separamos algumas informações que te ajudarão a entender melhor o tempo que precisa ser respeitado até a realização de uma cirurgia plástica, quais são os procedimentos mais procurados e as indicações de cuidado. Olha só!

Em quanto tempo posso realizar uma cirurgia plástica?

Existe um órgão que realiza recomendações, estabelece padrões de atuação e pesquisas científicas sobre cirurgia plástica em todo o país, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). 

A Associação recomenda que se respeite ao menos um ano após o fim da amamentação para recorrer às intervenções cirúrgicas de correção ou modificação dos efeitos estéticos da gravidez.

Este período é necessário porque após um ano do fim da amamentação, o corpo feminino estabelece seu peso padrão e as alterações físicas já estão mais claras e confirmadas. 

Antes disso, ainda há resquícios de inchaços e retenção de líquidos pelo corpo, impedindo o entendimento das transformações de longo prazo que aconteceram durante a gravidez. 

Sendo assim, a resposta à pergunta central do artigo é: sim, é possível fazer cirurgia plástica depois da gravidez. Entretanto, este período deve ser respeito. 

Cirurgias mais procuradas depois da gravidez

Entenda sobre a cirurgia plástica depois da gravidez

Mamoplastia

As consequências da gravidez nos seios das pacientes são popularmente conhecidas. A mamoplastia tem como objetivo corrigir a flacidez, o caimento das mamas e a perda de volume.

Lipoaspiração

Com o objetivo de remover os depósitos de gordura que ficam após o crescimento da região abdominal na gestação, a lipoaspiração pode retirar de 5 a 7% do peso ideal da paciente, de acordo com seu índice de massa corporal. 

Abdominoplastia

Para além da lipoaspiração, a abdominoplastia tem como propósito principal remover o excesso de pele e a flacidez abdominal no pós-parto. 

Dessa forma, recorrer a esta cirurgia plástica após a gravidez trará resultados estéticos diretamente relacionados à musculatura abdominal afastada (diástase) e o excedente de pele.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).