Celulite: Verdades e Mentiras

Muitas mulheres possuem preocupações diferentes com relação ao corpo. Algumas se incomodam com a gordurinha localizada e outras focam a atenção na temida celulite. Há aquelas que ficam muito constrangidas com os furinhos na região dos quadris e das pernas na hora de colocar um biquíni. A celulite, a inimiga número 1 do verão, nunca é vista como uma boa companhia e sempre gera um pouco de incômodo.

Fala-se muito em fórmulas para evitar as vilãs, assim como substâncias inseridas em alimentos responsáveis em gerá-las, mas nem todas são verdadeiras. Quer apostar?

Vamos começar pelo refrigerante, o vício de qualquer estação. De fato, ele não causa celulite por conta do gás, mas sim, por causa do açúcar. Em excesso, a bebida pode impulsionar os indesejáveis furinhos devido ao acúmulo de gordura excessiva no corpo. Se você consome bastante refrigerante, procure ter uma dieta balanceada e tenha o costume de praticar atividades físicas. Dessa forma, você evita a chance de nascer novos furos e se mantém no peso ideal.

Sal não é outro vilão direto no surgimento das depressões formadas pela celulite. O segredo é consumir com moderação. Equilibrar a quantidade de sódio na alimentação é essencial para que os furinhos não se alastrem, pois não ocorre a retenção de líquido. Controle-se também no consumo de enlatados e alimentos em conversa, embutidos e industrializados. Para temperar sua refeição, opte por ingredientes naturais como o orégano, a salsa e a cebolinha.

Sabe aqueles creminhos que prometem uma remoção imediata da celulite?  Não coloque toda a fé neles, pois estes produtos apenas auxiliam no controle e na prevenção das depressões na pele. Se você já faz algum tratamento contra os furinhos, os cremes atuarão como uma extensão dos cuidados. Consulte um médico antes de aplicá-los. Você verá uma melhora positiva da celulite e não terá mais vergonha de usar aquele biquíni lindo da vitrine.

Você não acredita em esfoliação? Saiba que ela pode ajudar e muito no alívio da celulite, pois o tratamento prepara a pele para receber os cremes e gera um resultado eficaz. Tenha sempre no banheiro uma bucha vegetal e faça a esfoliação uma vez por semana, com movimentos circulares durante o banho nas regiões afetadas pelos furinhos. Os resultados serão gradativos e logo a visibilidade da celulite se reduzirá.

Se você tem celulite mais amena, beba muita água, pois o líquido melhora a circulação sanguínea, facilita as trocas de células e elimina toxinas, como se fizesse uma faxina no organismo.

Para você que tem muita celulite, fazer uma cirurgia plástica pode ser uma opção. Há também a drenagem linfática para as mulheres que são adeptas às clínicas de estética, pois impede o acúmulo de água entre as células.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Mayara Ribeiro disse:

    Oi,estou irritada porque toda vez que faço regime nao adianta nada sempre fico com gordura nos braços e nas costa e a barriga nunca some. Eu deveria fazer uma lipoaspiraçao ou lipoescultura

  2. Luciane disse:

    Gostei do glob, muito bom… em se tratando da celulite o que seria a cirurgia plastica nos locais mais comuns, ex. coxa, glúteos… é uma lipoaspiração?

    • Luciana Pepino disse:

      Oi, Luciane! Tudo bem?
      Fico feliz em saber que gostou do blog!
      Há diversos procedimentos estéticos que podem ajudar a combater a celulite, e o mais adequado vai variar para cada paciente, ok?
      Beijos! 🙂

  3. angela cristina dos santos disse:

    olá lu, gostei muito do seu site, bastante coisas interessantes. As minhas coxas e culotes, tem uns carocinhos internos,gostaria de saber se isso é celulite, assim tbem eu tenho um acima das nadegas perto da cintura e um no braço….seria celulite……

    • Luciana Pepino disse:

      Oi, Angela!
      Que legal que está gostando do blog, fico feliz em saber! 🙂
      Em relação à sua pergunta, não tem como eu te responder sem ter te avaliado pessoalmente, pois há diversos diagnósticos que vão variar para cada paciente. Se desejar, agende uma consulta conosco. Nossas secretárias estão à disposição para atendê-la.
      Nossos telefones, você encontra aqui: https://www.lucianapepino.com.br/contato

      Beijos!