Menu

Cabelos sempre lindos

Para a maioria das mulheres os cabelos fazem parte da sua personalidade, demonstram seu humor, chegam a ser símbolo de status. Cabelos bem tratados denotam não só cuidado com a aparência, mas sinalizam um corpo saudável e esteticamente em harmonia. Só que com a quantidade cada vez maior de produtos nas gôndolas, muitas vezes é fácil cair em armadilhas que acabam deixando-os ressacados e sem viço. Basta uma aplicação errada e o brilho vai embora, as pontas se multiplicam e o volume aumenta exageradamente. Verdade seja dita: maltratados, eles derrubam qualquer autoestima. Por isso algumas dicas são essenciais para mantê-los sempre bonitos, independentemente do shampoo ou do finalizador.

 

Hidratação é fundamental

 

Seja qual for o tipo do seu cabelo – seco, oleoso ou misto – há coisas que se deve e que não se deve fazer porque as consequências podem ser desastrosas a curto, médio ou longo prazos. A primeira coisa é manter os cabelos sempre hidratados. Você nem precisa ir ao salão para fazer isso, em casa mesmo você consegue um efeito muito bom apenas aplicando leite com um borrifador 20 minutos antes de lavar os cabelos. Outra dica para mantê-los hidratados é fazer uma máscara misturando um pacotinho de queratina, abacate e um pouco de açúcar. Aplique nos cabelos úmidos e os enrole em papel alumínio. Deixe entre 20 e 30 minutos e enxágue bem.

 

Pontas bem cortadas fazem milagres pelos cabelos

 

O corte é fundamental, seja o cabelo crespo, ondulado, liso, curto ou longo. Nem é uma questão de moda, mas do profissional: ele tem que saber cortar os cabelos, não apenas reduzir o tamanho. Pontas bem cortadas viram na direção certa e ajudam a dar brilho aos fios. Depois de bem cortado, você precisa saber lavar os cabelos. Sim, muitas mulheres acham que basta passar shampoo, condicionador e enxaguar, mas a lavagem também tem seus segredinhos. Aproveite para massagear o couro cabeludo estimulando a circulação. Os movimentos devem ser circulares e feitos apenas com as pontas dos dedos, nunca com as unhas. Passe o shampoo pelo menos duas vezes, mas retire-o muito bem, para não ficar resíduos.

 

Água e secador muito quentes são prejudiciais aos fios

 

A água muito quente também piora a aparência: ela retira a oleosidade natural dos cabelos abrindo as escamas e deixado os fios sem vida, além de deixá-los arrepiados. E cabelo arrepiado ninguém quer. Então seque-o muito bem, mas sem esfregar a toalha, porque isso faz com que os fios se quebrem. Apenas tire o excesso de água pressionando bem a toalha em direção às pontas. Se for usar o secador, aplique um defrizante antes e nunca o use acima dos 180 graus, nem encoste demais a escova, isso vai torrar os fios. Já a chapinha deve ser passada poucas vezes em cada mecha, e de uma só vez. Assim você vai ter cabelos sempre lindos sem sequer precisar ir ao salão.

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).