Bolsas nos olhos: Como evitar e retirar

Saiba o que são e como evitar ou tratar as bolsas sob os olhos.

Hoje, se por um lado temos as maquiagens disponíveis para enaltecer nossa beleza feminina, por outro temos a correria da era moderna que, se não tomarmos cuidado, vai gradualmente comprometendo nossa saúde e beleza. Por mais que a maquiagem faça seu papel – muito bem, aliás – ela não consegue reverter processos do nosso corpo, como é o caso do envelhecimento precoce, bolsas palpebrais, olheiras e as temidas bolsas nos olhos. As bolsas nos olhos estão entre os problemas mais comuns entre as mulheres modernas. Elas afetam a aparência do rosto da mulher e, se não forem tratadas, acabam piorando com o passar do tempo. Muitas apelam para a maquiagem com o intuito de ocultá-las, até porque elas aparecem bem na região inferior dos olhos e dão um aspecto de mau humor, fadiga e sono ao semblante.

As bolsas nos olhos surgem pelo acúmulo de líquidos e são originadas pelo estresse, falta de descanso, insônia, desidratação, alterações hormonais e má alimentação, além, claro, das ações naturais do tempo. Existem ainda casos onde há o adendo da tendência genética e, venhamos e convenhamos, elas não são nada agradáveis ou bonitas de se ver. Ao invés de se encher de maquiagem para tentar disfarçar as rugas, olheiras e bolsa, aja na fonte do problema! Saiba que é possível prevení-las ou diminuí-las tomando algumas providências bem fáceis. Quer saber quais? Veja a lista de dicas que separamos para você!

Sempre remova a maquiagem

Ir dormir de maquiagem pode irritar seus olhos e fazer com que eles lacrimejem. Isso pode contribuir para a obstrução dos poros localizados sob os olhos, agravando o inchaço e deixando o ambiente propício para o surgimento das bolsas. Por isso, sempre remova a maquiagem antes de ir dormir, seja com removedor de maquiagem ou com água e sabão, no banho. É importante fazer essa limpeza para que a região de seus olhos fique mais hidratada e, com os poros abertos, sua pele tende a reter menos líquido.

Protetor solar já!

Se você já está sofrendo com as bolsas nos olhos ou se não toma os devidos cuidados e está com medo de desenvolvê-las nunca deixe de usar protetor solar. O filtro solar não é só para ser usado em dias quentes ou quando se vai à praia e esse papo já é mais do que antigo. Hoje em dia, mesmo que o dia esteja chuvoso, é fundamental usar protetor solar, já que não é só porque o sol está entre as nuvens que os raios UV não estejam entre nós. O rosto é uma das partes de nosso corpo que mais fica exposta ao sol e, portanto, deve estar sempre protegido com um bom filtro solar a base de FPS. Além do filtro solar, invista em produtos como óculos de sol – para evitar ficar fechando os olhos – e chapéus.

Faça uso de cremes

Existem centenas de cremes fabricados para a região dos olhos, que são ótimos para quem tem olheiras ou bolsas. Esses cremes são hidratantes e neles existem nutrientes e vitaminas específicas que ajudam a amenizar as bolsas. Além disso, em geral, esses cremes também previnem contra rugas, diminuindo a vermelhidão e o ressecamento do rosto e ajudando a manter a pele do rosto sempre saudável.

Use pepinos (ou batatas)

Você com certeza já viu em filmes ou novelas mulheres usando pepinos em formato de rodela sobre as pálpebras enquanto descansam. Muita gente usa esse método quando vai fazer a hidratação do rosto e, sim, esse método funciona! Além de ajudar a clarear a região dos olhos, o pepino contém adstringentes que ajudam a hidratar a pele. Você também pode fazer o tratamento com batatas e os benefícios são os mesmos. É só deixar o pepino – ou a batata – por 30 minutos no freezer e fatiá-lo em pedaços generosos. Após isso, feche os olhos e deixe-os sobre suas pálpebras por 10 minutos. Repita esse procedimento entre duas e três vezes por semana e os resultados serão visíveis.

Saches de chá

Os chás possuem antioxidantes e uma porcentagem de cafeína, podendo ajudar a diminuir o inchaço provocado pelas bolsas. Isso acontece porque eles conseguem encolher os vasos sanguíneos da região dos olhos, já que reduzem a retenção de líquidos. Basta pegar um chá preto ou verde (usado) e resfria-lo no freezer por 30 minutos. Em seguida, coloque-os sobre as pálpebras deixando que eles descansem por 10 minutos. Após isso, é só lavar o rosto para remover o excesso de chá e pronto! O tratamento deve ser feito diariamente e vale lembrar que o sache do chá não pode estar muito úmido nem concentrado, caso contrário o líquido escorrerá para os olhos e isso causará irritações, sendo perigoso para a vista.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).