Menu

Alerta de tendência: Sandália Birken

Saiba mais sobre a sandália que está (de novo) conquistando o mundo e veja ideias de como usar as Birken

Que o estilo hippie não sai de moda isso a gente vê nas ruas o tempo todo, mas há épocas em que ele fica mais em evidência, como agora. E aí começam os revivals de peças que foram sucesso absoluto em outras épocas, como as sandálias Birkens, aquelas de solado de borracha e tiras de couro. Febre nos anos 90, as sandálias que na verdade chamam-se Birkenstok, são a última tendência global, sim, porque no mundo inteiro elas estão sendo relançadas em todas as cores e estampas possíveis. Líderes de conforto, no entanto, elas são rainhas do visual despojado, mas deixaram de ser privilégio do look hippie e cada vez mais estão sendo integradas ao visual urbano e ao street look, com jeans, shorts, saias e vestidos.

Grifes apostam em modelos sofisticados

A nova mania começou no hemisfério norte e logo despertou a cobiça em todos os cantos do planeta. Várias marcas estão fazendo suas próprias releituras das sandálias Birken, que na verdade têm sua origem na Alemanha. Por aqui elas começaram a reaparecer no inverno, já como um prenúncio do que vem por aí no verão, já que seu visual tem tudo a ver com praia e sol. As grifes internacionais levaram para as passarelas sandálias Birken sofisticadas, sempre com a pegada hippie, é claro, que é o grande charme do calçado. E é sempre bom lembrar que elas são unissex, ou seja, pode comprar para a família inteira sem susto porque essa moda já pegou. Aliás, os modelos são tão variados e o conforto é tão grande, que é praticamente impossível ficar com uma só no armário.

História da Birken começou no século XVIII

Na verdade as sandálias que hoje fazem sucesso no mundo todo não apareceram de repente. A história da Birkenstok é antiga: a empresa de calçados começou em 1774 e foi ela, aliás, a inventora do solado anatômico. Mas não para por aí não, também foi a empresa que lançou, lá atrás em 1902, a primeira tira maleável arqueada em cima do solado. Pronto, por aí a nossa sandália-tendência já começa a tomar forma. Mas a Birken como conhecemos hoje só fez sucesso mesmo quando aportou nos Estados Unidos na década de 90, ganhando o mundo rapidamente. Depois de andar alguns anos desaparecidas, retorna para o verão 2015 com toda a força, e, é claro, novas releituras para deixá-la ainda mais atual. E note bem, todas as principais marcas de calçados e de moda feminina ou masculina estão lançando suas próprias Birken, apostando alto na sandalinha.

Inspire-se e crie seu próprio estilo

Então o jeito é sair do salto, aproveitar o conforto e entrar com tudo no visual. Versátil, a Birken passeia da praia ao cinema com a maior facilidade, por isso valem algumas ideias de como compor seu look. Aproveite a pegada hippie chique para dar um toque descontraído, criando contrastes, por exemplo. Como elas têm um ar meio pesadão, contraste com peças bem femininas e fluidas, como vestidos leves e casuais. Você também pode dar um toque de irreverência a peças mais sérias, com toque clássico, como camisas e calças de alfaiataria, blazers e calças de corte fino. Elas também ficam ótimas com shorts finos e sofisticados, como os de renda, crochê ou couro. Nem precisa dizer que arrasam com jeans e vestidos longos levinhos. Monte seu visual e aproveite o verão com todo o conforto e beleza que você merece.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).