Os benefícios da água de coco

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A bebida ajuda a deixar o corpo hidratado, um detalhe muito importante para enfrentar o verão com saúde

Dentre tantas bebidas favoritas do verão, está a água de coco, rica em sais minerais e nutrientes, e que reabastece o corpo com cálcio, magnésio e vitamina C. Para quem faz atividades físicas, ela é uma ótima pedida para repor líquidos perdidos por meio do suor. Antes, a água de coco era só encontrada nas praias, mas ainda bem que isso mudou. Ela está presente até mesmo nos bares, seja na própria fruta ou nas versões em caixinha/garrafa. A parte boa, é que se pode carregá-la para todos os lados, especialmente nos dias de calor intenso.

No verão, o corpo precisa se manter hidratado e a água de coco é uma ótima opção. Além de reidratar o organismo, ela sacia a fome, melhora a digestão, controla os níveis de glicemia no sangue, entre outras vantagens. Porém, os pontos negativos pertencem às versões industrializadas, pois elas contêm conservantes. Mas, pode se tranquilizar, pois elas não trazem perda nutricional e de minerais no processo de industrialização. Talvez, a diferença principal está no gosto, o que fazem algumas pessoas preferirem a fruta.

Há contraindicações para consumir água de coco?

A água de coco não possui contraindicações, mas pede alguns cuidados antes de ser consumida. As versões industrializadas, por ter conservantes, podem causar alergias, por exemplo. Além disso, quem possui diabetes e problemas renais não podem consumi-la em excesso. Tudo porque, em demasia, o organismo receberá uma quantidade maior de sódio e de glicose. Por isso, é importante passar por uma avaliação médica para saber a quantidade recomendada para cada caso.

A bebida ainda pode ajudar quem sente cãibras e fraqueza muscular. Sem contar que a água de coco é uma ótima opção diurética. Quando você estiver prestes a comprar a fruta, preste atenção nos que estiverem mais verdes, pois neles costumam ter mais água e polpa. Evite adquirir o coco que esteja com rachaduras ou manchas, pois esses detalhes conseguem alterar o sabor do líquido.

Muitas pessoas acham que a polpa do coco é mais saudável que a água, mas saiba que ela é calórica e tem alto teor de gordura. Quem tem intuito de perder peso, mantenha apenas o líquido no cardápio. Porém, a polpa pode ser aproveitada, por exemplo, para hidratar as madeixas.

Independente da preferência, não deixe de saboreá-la. Seu corpo agradece!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).