11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Como vencer essa barreira e sair do sedentarismo na quarentena?

Sedentarismo na quarentena

Você quer saber como deixar a preguiça de lado e sair do sedentarismo na quarentena? Na verdade, saiba que muitas pessoas enfrentam as mesmas dificuldades. De fato, a quarentena obrigou as pessoas a ficarem em casa por medidas de segurança e isso acabou por virar uma desculpa para se render ao sedentarismo e descuidar da saúde.

Pensando nisso, vamos apresentar algumas dicas que você pode adotar durante a quarentena para vencer o sedentarismo. Acompanhe o texto e descubra o que você precisa saber sobre esse assunto!

Aposte nos passeios rotineiros com o cachorro

Quer ter um estímulo extra para levantar do sofá e se exercitar um pouco? Basta pegar na coleira do seu cachorro que a felicidade dele vai contagiar você. Uma vantagem adicional de deixar seu bichinho de estimação feliz é que, ao levá-lo com frequência para passear, você consegue fugir da armadilha da preguiça e do sedentarismo, faz uma boa caminhada, estica as pernas e, ainda, melhora a circulação do sangue.

Faça exercícios em casa utilizando o peso do corpo

Contudo, nem só de passeios vive uma rotina saudável. Para manter a saúde do corpo e da mente em dia, adote também a prática regular de exercícios físicos, existem muitas opções para fazer em casa mesmo.

Nada de usar como desculpa o fato de não ter acessórios de academia para malhar, já que existem várias coisas que podem ser feitas usando o peso do próprio corpo ou até mesmo alguns utensílios domésticos. Procure na internet, pois existem várias opções nesse sentido. Escolha a modalidade que mais o agrade e não fique parado.

Evite ficar por muito tempo sentado na mesma posição

Outra atitude que é altamente indicada se refere ao fato de não ficar muito tempo sentado diante do computador, por exemplo, seja trabalhando ou se divertindo. Procure se levantar a cada 1 hora para alongar o corpo e fazer algumas atividades em casa, mesmo que seja na arrumação ou na limpeza dos cômodos. Qualquer coisa para evitar o desânimo e a prostração.

Crie uma rotina para vencer o sedentarismo na quarentena

Gostando das dicas? Saiba que para que elas funcionem por bastante tempo será necessário criar uma rotina de atividades bem planejada, a fim de que você não inicie os exercícios com muita animação em um dia e no outro passe a tarde toda deitado no sofá.

Nesse sentido, vale tudo, desde que você não desista de se movimentar com regularidade. Algumas sugestões para ter sucesso na guerra contra o sedentarismo na quarentena pode ser colocar bilhetes de incentivo no espelho ou na geladeira ou montar um quadro de atividades no local onde você se exercita para ajudar nessa missão em prol da sua saúde.

Por fim, vale destacar que é muito importante que você movimente o seu corpo durante todo o tempo em casa. Não só para manter uma rotina saudável, mas também a fim de evitar o surgimento de algumas doenças resultantes do sedentarismo na quarentena.

Agora que você já sabe como vencer a barreira do sedentarismo na quarentena, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).