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Exercícios recomendados para gestantes

Conheça quais são os melhores exercícios para se fazer durante a gravidez e como praticá-los

A prática de exercícios físicos durante a gravidez, não só deixa o sedentarismo de lado, como pode trazer muitos benefícios para a saúde da mulher e do bebê. Diminui as dores e incômodos comuns à gestação, melhora o equilíbrio, melhora o preparo físico cardiopulmonar, e até mesmo prepara a gestante para o parto e também pós-parto.

Consulte seu ginecologista para saber se a prática de exercícios está liberada, pois algumas condições como pressão alta e placenta baixa, podem restringir algumas atividades.

Caso você tenha autorização médica essas cinco dicas de atividades para gestantes vão ajudar a sentir os benefícios que o exercício pode lhe trazer. Mas lembre-se que a frequência e a duração da atividade vão depender da condição de cada gestante:

Caminhada:

Essa é uma ótima forma de começar para as futuras mamães. A caminhada melhora o condicionamento cardiovascular, aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos e diminui o estresse.

Natação:

Nadar está entre as melhores opções para as gestantes que querem se exercitar, pois o impacto e o risco de lesões são bem menores dentro da água.

Hidroginástica

A hidroginástica está também entre as melhores atividades para as gestantes. Os exercícios relaxam e diminuem o estresse, sem contar que o risco de quedas é mínimo e a chance de sofrer algum tipo de lesão muscular ou articular é realmente muito baixa.

Pilates:

Os exercícios de Pilates específicos para gestantes, ajudam a suportar melhor o peso da barriga, além de combater o inchaço e ainda facilitar o nascimento no parto normal. A prática de Pilates também diminui o risco de incontinência urinária na gravidez e no pós-parto.

Yoga:

A prática da yoga é muito boa para deixar a futura mamãe mais flexível, além de tonificar os músculos e melhorar o equilíbrio e a circulação. Os exercícios possuem técnicas de respiração e relaxamento que podem ser fundamentais na hora do parto, além de também aliviar o estresse.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.


Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

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