11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Exercícios recomendados para gestantes

Conheça quais são os melhores exercícios para se fazer durante a gravidez e como praticá-los

A prática de exercícios físicos durante a gravidez, não só deixa o sedentarismo de lado, como pode trazer muitos benefícios para a saúde da mulher e do bebê. Diminui as dores e incômodos comuns à gestação, melhora o equilíbrio, melhora o preparo físico cardiopulmonar, e até mesmo prepara a gestante para o parto e também pós-parto.

Consulte seu ginecologista para saber se a prática de exercícios está liberada, pois algumas condições como pressão alta e placenta baixa, podem restringir algumas atividades.

Caso você tenha autorização médica essas cinco dicas de atividades para gestantes vão ajudar a sentir os benefícios que o exercício pode lhe trazer. Mas lembre-se que a frequência e a duração da atividade vão depender da condição de cada gestante:

Caminhada:

Essa é uma ótima forma de começar para as futuras mamães. A caminhada melhora o condicionamento cardiovascular, aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos e diminui o estresse.

Natação:

Nadar está entre as melhores opções para as gestantes que querem se exercitar, pois o impacto e o risco de lesões são bem menores dentro da água.

Hidroginástica

A hidroginástica está também entre as melhores atividades para as gestantes. Os exercícios relaxam e diminuem o estresse, sem contar que o risco de quedas é mínimo e a chance de sofrer algum tipo de lesão muscular ou articular é realmente muito baixa.

Pilates:

Os exercícios de Pilates específicos para gestantes, ajudam a suportar melhor o peso da barriga, além de combater o inchaço e ainda facilitar o nascimento no parto normal. A prática de Pilates também diminui o risco de incontinência urinária na gravidez e no pós-parto.

Yoga:

A prática da yoga é muito boa para deixar a futura mamãe mais flexível, além de tonificar os músculos e melhorar o equilíbrio e a circulação. Os exercícios possuem técnicas de respiração e relaxamento que podem ser fundamentais na hora do parto, além de também aliviar o estresse.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).