Os benefícios de tomar um pouco de sol todo dia!

Você toma sol todos os dias? Além de trazer aquele bronzeamento natural, o sol traz muitos outros benefícios para nossa saúde. Conheça-os agora!

Neste assunto, não existe unanimidade. Enquanto alguns gostam de tomar sol e fazem de tudo para fazerem suas atividades sob a luz solar, outros preferem ficar em casa ou evitar e exposição solar à todo custo, seja porque não gostam de calor ou não querem ficar bronzeados. O fato é que o sol é um verdadeiro remédio natural que está disponível todos os dias para nós, mas que muita gente ainda prefere privar-se dele, não sabendo o que está perdendo com isso. A luz solar estimula a produção de vitamina D3 em nosso corpo e essa produção é feita através dos raios UVB, que entram em contato com o colesterol presente em nossa pele e engatam um processo de criação de vitamina D a partir dos rins e do fígado. Se não há a presença de luz solar, isso não ocorre.

O ideal é ficar exposto ao sol por no mínimo 20 minutos e, se não puder todos os dias, pelo menos três ou quatro vezes semanalmente. Se você está lendo este artigo e pensando em acordar amanhã, abrir a cortina e aproveitar a luz solar que entra em seu quarto, essa tática não funciona, visto que janelas e portas de vidro bloqueiam os raios UVB, permitindo os raios UVA, que são prejudiciais. Uma coisa que os protetores solares fazem e que é bem controverso é bloquear apenas os raios UVB, o que inibe a produção de vitamina D3.

A vitamina D3 é um pré-hormônio que nos proporciona uma série de benefícios. Esta vitamina também é extremamente inteligente e desliga-se automaticamente, após a dose necessária que nosso corpo precisa. Não é muito difícil notar que, em períodos mais frios, muita gente fica deprimida, o chamado transtorno TAS, além de ficarem com um menor fluxo de energia. A exposição à luz do sol pode reduzir a necessidade de medicação para a dor, diminuir o estresse e a ansiedade, aumentar a energia do corpo, queimar a gordura subcutânea e visceral, além de existirem pesquisas que mostram que a luz solar também ajuda a prevenir o câncer. Por outro lado, a deficiência da vitamina D acarreta uma maior predisposição à obesidade, depressão, diabetes e outros problemas que afetam o funcionamento do fígado e rins, além do enfraquecimento das células.

O ideal é sempre reservar um tempinho todos os dias para beneficiar-se com todas as maravilhas trazidas pela luz do sol. Os horários mais apropriados para tomar sol são no início do dia e no fim da tarde, já que entre meio-dia e 4pm o sol tende a ficar mais intenso, além do calor aumentar neste período.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).