Saiba agora quais são as bebidas que favorecem o corpo humano no dia a dia

Copo de suco de laranja em cima da mesa, com uma laranja inteira e uma laranja cortada ao meio; no copo, uma rodela da fruta.

Além da água, bebidas como sucos de frutas hidratantes, chás naturais e isotônicos podem trazer benefícios extras ao seu organismo, inclusive favorecendo a beleza.

Você já sabe que a água é essencial para o bom funcionamento do organismo, para a manutenção da saúde e para preservar a beleza, certo? Isso continua sendo verdade, mas é sempre interessante conhecer outras bebidas que favorecem o corpo. Afinal de contas, nosso organismo é composto por cerca de 70% de líquido. Essa proporção deve ser mantida para que todas as funções internas sejam realizadas corretamente, o que inclui desde a digestão até a regeneração da pele e o processo de emagrecimento. Para isso, a recomendação é ingerir 35 ml de água para cada quilo corporal. Dessa forma, uma pessoa de 60 kg precisa tomar 2,1 litros por dia, pois 60 x 35 = 2.100. Ou seja, a recomendação de tomar 2 litros de água diariamente é válida, mas suas necessidades podem ser diferentes.

Bebidas que favorecem o corpo: conheça seus benefícios

Existem outras bebidas que também oferecem benefícios muito interessantes para o organismo. Veja algumas delas; porém, nunca se esqueça que tomar água continua sendo fundamental para conservar a saúde e a beleza. Por exemplo, ao acrescentar frutas e ervas à água pura, ganhamos sabor (o que ajuda a complementar a ingestão diária de líquidos) e enriquecemos a bebida com vitaminas, sais minerais, antioxidantes e substâncias anti-inflamatórias, entre outras. Assim, oferecemos ainda mais benefícios ao organismo ao mesmo tempo em que trazemos novidades para o momento da hidratação. Conheça as vantagens destas bebidas que favorecem o corpo:

1. Suco de frutas cítricas

Outras bebidas que favorecem o corpo são os sucos feitos com frutas cítricas, como abacaxi, acerola, laranja, limão e tangerina. Além de contribuírem para a hidratação, elas são muito ricas em vitamina C, que é um poderoso antioxidante. Isso significa que essa substância ajuda a combater os danos causados pelos radicais livres nas células. Ou seja, protege o organismo interna e externamente contra os sinais do envelhecimento – um efeito potencializado pelo fato de a vitamina C participar da formação do colágeno.

2. Bebidas isotônicas

Para quem pratica exercícios intensos e transpira muito, as bebidas isotônicas são boas alternativas para compensar a perda de água e minerais provocada pelo suor. Contudo, devido aos altos teores de sais, essas bebidas não devem ser consumidas por gestantes, lactantes e pessoas com hipertensão, diabetes ou doenças renais sem que haja orientação médica.

3. Suco de frutas hidratantes

Algumas frutas são especialmente ricas em água e contribuem ainda mais para a hidratação do corpo. Por isso, vale a pena utilizá-las para fazer sucos naturais, que devem ser consumidos preferencialmente sem açúcar. Alguns exemplos de frutas hidratantes são melancia, melão, morango, pera e maçã, que também ainda ser combinadas com ingredientes como hortelã e gengibre para dar mais sabor e trazer mais benefícios ao organismo.

4. Água de coco

A água de coco é uma boa fonte de potássio, fósforo, cálcio e magnésio. É excelente para repor a perda de líquidos e de eletrólitos pela urina e o suor, sendo considerada um isotônico natural. Diferente da polpa do coco, a água é pobre em calorias, fornecendo apenas 40 kcal em 250 ml. A versão fresca recém-tirada da fruta é sempre a melhor pedida, mas, se não for possível, vale apostar na versão em caixinha. Menina com óculos de sol em barco bebendo água de coco com canudo.

5. Suco de beterraba

Você sabia que os benefícios da beterraba são mais bem aproveitados quando ela é consumida crua? Isso acontece porque o pigmento que dá a coloração a essa hortaliça e que tem um poderoso efeito antioxidante, a betalaína, é sensível ao calor, perdendo suas propriedades. Além disso, a beterraba fornece fibras, carotenoides, vitamina A e ácido fólico. E é bem fácil preparar o suco: basta descascar a beterraba, cortar grosseiramente e bater no liquidificador com água e o suco de um limão ou meia laranja.

6. Sucos e smoothies detox

As toxinas são todas as substâncias que podem causar prejuízos ao organismo, incluindo acelerar o envelhecimento e causar retenção de líquido e inchaço. Nosso corpo conta com o fígado e os rins, que tratam de remover essas impurezas e permitir sua eliminação. Contudo, depois de alguns excessos, como um exagero no consumo de farinha branca, açúcar, alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas, eles podem precisar de uma ajuda. Nesse caso, os sucos detox são uma excelente forma de fornecer vitaminas, minerais e antioxidantes ao organismo, auxiliando a sua recuperação. Saiba mais sobre como eliminar toxinas do organismo. Dica de receita: bata 2 folhas de couve sem o talo, 3 fatias de melão picado, 2 ramos de hortelã e 2 copos de água de coco. Rende duas garrafinhas de 500 ml.

7. Chás naturais

Além de hidratar, os chás entram na lista de bebidas que favorecem o corpo. Afinal, eles oferecem uma série de benefícios, por exemplo: ⦁ Chá de erva-cidreira: poder digestivo e tranquilizante; ⦁ Chá de camomila: combate a ansiedade e a insônia e alivia sintomas da TPM; ⦁ Chá de hortelã: age contra a azia e o acúmulo de gases; ⦁ Chá-verde: tem efeito detox, fortalece o sistema imunológico e acelera o metabolismo; ⦁ Chá de hibisco: ajuda a regular o colesterol e tem efeito diurético; ⦁ Chá de gengibre: é anti-inflamatório e digestivo e combate enjoos, principalmente durante a gestação. Essas bebidas realmente oferecem benefícios ao corpo, mas não se esqueça de que a ingestão de água continua sendo essencial. Por isso, utilize-as como um complemento na sua hidratação, ok? De qual dessas bebidas você gostou mais? Ficou a fim de experimentar alguma delas? Compartilhe com a gente nos comentários!

Agende agora a sua consulta!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).