Tudo que você precisa para esfumar os olhos

Aprenda como é fácil ter aquele look das famosas esfumando os olhos e arrase em qualquer ocasião!

Oblíquos, misteriosos, sensuais: os olhos esfumaçados são preferência absoluta entre as mulheres na hora de escolher o make para a noite ou para o dia, já que a técnica permite conquistar várias nuances e tonalidades. Muito se engana, no entanto, quem pensa que apenas profissionais conseguem fazer esse efeito, há alguns truques bem fáceis que vão ajudá-la a conseguir o mesmo look das celebas do red carpet de forma tão rápida que você nem vai acreditar. Para quem não sabe, esfumaçar – ou o mais correto, esfumar – nada mais é do que retirar todos os traços marcados na maquiagem, deixando-a com um aspecto mais sutil, sem perder o impacto. Com as sombras a ideia é misturar tons dando um efeito de continuidade, como se os vários produtos na realidade fossem um só. Um charme que você vai aprender agora a fazer.

Primeiro, providencie o material necessário. O é um pincel de esfumar, daqueles bem gordinhos, super macios e com a parte superior arredondada. De uma forma geral praticamente todas as marcas têm seu pincel para esfumar sombras, por isso você pode apostar na sua marca favorita sem medo. Você também pode esfumar com os dedos ou com cotonete, apesar de não serem o ideal. Providencie também pó ou uma sombra bem clarinha, com a qual você vai preparar a pálpebra, mas lembre-se que o ideal é a pele estar muito bem hidratada e limpa, já com base e corretivo. Escolha as sombras que vai usar – e, sim, você pode fazer a combinação que quiser, basta ter o cuidado de misturar as cores na linha certa espalhando bem para evitar que fique uma marcação entre uma e outra cor. Você também vai precisar de um lápis preto e máscara para cílios ou cílios postiços.

Vamos fazer o exemplo com sombras cinza, preta e rosada, para você ter uma ideia. Comece a maquiagem propriamente dita passando o lápis preto em toda a pálpebra móvel, mas nem se preocupe em fazer muito certinho porque assim que terminar você vai esfumá-lo com a ponta do dedo, dando pequenas batidinhas até o côncavo dos olhos. Essa será a base para as sombras que você vai aplicar por cima, intensificando a cor final. Agora é a hora do pincel: com ele aplique a sombra acinzentada em cima da parte em que você aplicou e esfumou o lápis. Aplique e reaplique até chegar na cor que você quer. Depois aplique a cor mais escura no canto de fora da pálpebra móvel e vá avançando de forma suave sobre a sombra anterior. Continue com ela subindo até o côncavo dos olhos, fazendo movimentos longos para esfumá-la também suavemente. Faça o mesmo bem rente aos cílios inferiores, dando o efeito de olhos maiores.

Agora é a vez de aplicar a sombra rosada, com a ponta do dedo, logo abaixo da linha da sobrancelha, o que dará o efeito de levantar o olhar, deixando-o mais vivo e atraente. Com o lápis, trace uma linha rente aos cílios inferiores e superiores, por cima das sombra já aplicadas, e aplique mais sombra preta por cima do risco do lápis de forma que ele dure mais tempo. Ilumine o olhar com um iluminador no canto interno do olho, esfumando também para dar ainda mais destaque aos olhos clareando essa área. Pronto, só falta então passar bastante máscara para cílios ou aplicar os cílios postiços. Você pode usar este processo para fazer qualquer combinação de cores, mas a grande dica mesmo é o treino. Com a prática você vai fazer tudo tão rapidinho que em poucos minutos estará pronta para brilhar em qualquer festa!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).