Menu

Tratamento facial: 09 dicas que você deve fazer em casa!

O cuidado diário é essencial para ter uma pele bonita e jovem por mais tempo. Confira as principais dicas que você deve adotar na sua rotina!

Fazer um tratamento facial em uma clínica traz resultados excelentes, mas a qualidade da pele também depende dos cuidados que seguimos no dia a dia. Por isso, nós listamos as principais dicas que você deve seguir em relação à sua pele. Confira:

  1. Lavar o rosto de manhã e à noite

O primeiro passo para ter uma pele bonita e saudável é fazer uma limpeza de pele básica duas vezes ao dia. Para isso, lave o rosto com água morna e sabonete neutro ou especial para o seu tipo de pele.

Uma das limpezas deve ser feita de manhã para remover qualquer resíduo de suor e deixar sua pele limpa para receber o hidratante, o protetor solar e a maquiagem.

A segunda deve ser feita à noite para que você vá dormir com a pele completamente livre de resquícios de maquiagem e poluição. Aproveite este momento para aplicar cremes noturnos.

  1. Ter muito cuidado ao extrair cravos e espinhas

Remover essas impurezas é um procedimento que deve ser feito com muito cuidado para não machucar a pele nem agravar ainda mais o problema. Por isso, lave muito bem as mãos antes de começar e envolva os dedos com uma gaze.

Comprima suavemente os cravos e as espinhas que têm a ponta esbranquiçada, mas não aperte aquelas que ainda estão vermelhas, pois o pus está em camadas mais profundas e pode acabar se espalhando. Se eles não saírem com facilidade, não insista!

tratamento facial espinha
  1. Combater as bolsas nos olhos com compressas geladas

Se você acordou com bolsas nos olhos depois de uma noite mal dormida, aposte nas compressas geladas para promover a reabsorção dos líquidos que estão causando o inchaço.

Para fazer a compressa, você pode embeber chumaços de algodão em soro fisiológico e levá-los ao congelador. Outra opção é deixar uma colher de metal no congelador por 5 minutos e aplicá-la sobre os olhos ou aplicar rodelas de pepino geladas.

Se você sempre sofre com as bolsas nos olhos, recomenda-se recorrer a um tratamento facial profissional, como a drenagem linfática para bolsas de líquidos e a carboxiterapia para bolsas de gordura. Saiba mais sobre como tratar bolsas nos olhos.

  1. Fazer uma esfoliação de vez em quando

A esfoliação ajuda a remover as células mortas e resíduos de poluição. Para isso, você pode aplicar um produto específico para o seu tipo de pele ou investir em um esfoliante caseiro.

Uma dica é misturar 1 colher de sopa de mel, que é hidratante e antisséptico, com 2 colheres de sopa de aveia, que é um esfoliante suave. Faça movimentos circulares, principalmente na zona T, e enxágue com água fria.

Se a sua pele precisa de uma esfoliação mais profunda, a dica é fazer tratamento facial em uma clínica especializada, como o peeling e o peeling de cristal.

  1. Caprichar na hidratação da pele seca

Quem tem a pele seca deve seguir uma rotina especial de hidratação para fortalecer a barreira de proteção que impede a perda de água. Se esse é o seu caso, invista em produtos de textura mais consistente e que contenham óleo de amêndoas, ureia e aloe vera.

Para quem gosta de máscaras caseiras, a dica é misturar 200 ml de iogurte natural com 1 gema e 1 colher de chá de mel, aplicar no rosto e deixar agir por 20 minutos. Enxágue com água fria.

  1. Hidratar a pele oleosa da forma apropriada

Engana-se quem pensa que a pele oleosa não precisa de hidratação! Na verdade, todos os tipos de pele precisam, mesmo a pele normal e a mista. Veja aqui como escolher o hidratante facial mais adequado para o seu tipo de pele.

No caso da pele oleosa, é essencial investir em produtos oil free e em forma de gel, de preferência com efeito matificante para evitar que a pele fique brilhosa durante o dia.

  1. Tonificar a pele para mantê-la mais firme

Os tônicos são produtos que ajudam a segurar o conteúdo de água da pele e evitam a flacidez, mantendo-a jovem por mais tempo. Por isso, vale a pena aplicá-lo todos os dias depois de fazer a limpeza básica com água e sabonete.

Existem tônicos apropriados para todos os tipos de pele, e eles são interessantes por oferecer outros benefícios, seja uma hidratação maior ou o controle da produção de óleo.

Se você gosta de dicas caseiras, experimente fazer uma mistura com 2 colheres de sopa de vinagre de maçã com 8 colheres de sopa de água, aplicar sobre o rosto com um algodão e deixar agir por 10 minutos. O cheiro do vinagre desaparece em pouco tempo.

  1. Fazer um tratamento facial com chá verde para fechar os poros

Os poros dilatados dão uma aparência mais cansada e envelhecida. Se você sofre com esse problema, saiba que o chá verde é um bom aliado nos cuidados caseiros.

Para isso, prepare 500 ml de chá verde e espere esfriar. Adicione 1 cápsula de vitamina E, misture e distribua o chá em uma forminha de gelo. Depois de congelado, aplique os cubos no rosto quando necessário para fechar os poros.

tratamento facial chá verde

Não deixe de ver – Protetor solar facial: qual a sua eficácia contra o envelhecimento?

  1. Usar o protetor solar todos os dias

Usar o protetor solar diariamente é fundamental para prevenir não apenas as queimaduras, mas também o envelhecimento e o câncer de pele.

A radiação atravessa nuvens e janelas, por isso ele deve ser aplicado mesmo quando o tempo está nublado ou você vai ficar em um ambiente fechado.

Escolha um protetor solar facial com FPS 30 ou superior e aplique pela manhã, na hora do almoço e no meio da tarde. Se for se expor ao sol, reaplique a cada duas horas.

E você, já fez algum tratamento caseiro? Deixe nos comentários a sua experiência e aproveite para conhecer as opções de tratamentos estéticos e cirurgias plásticas disponíveis na clínica da Dra. Luciana Pepino!

  • 37
    Shares