Passo a passo: saiba como ter a sobrancelha perfeita

Sobrancelhas

As sobrancelhas são a moldura dos seus olhos e elas podem mudar completamente a sua feição. Saiba os cuidados que você deve ter para mantê-las sempre bonitas.

A função biológica da sobrancelha é oferecer uma proteção para os olhos – por exemplo, evitando que o suor escorra da testa para dentro deles. Porém, sabemos que essa pequena parte do nosso corpo tem uma importância enorme para a estética do nosso rosto e para a nossa autoestima.

Conhecidas por serem a moldura dos olhos, a aparência das sobrancelhas tem a capacidade de modificar nosso rosto – inclusive, sobrancelhas malfeitas podem até mesmo deixar o rosto com um aspecto mais envelhecido ou enrugado. Se elas estiverem em excesso, por exemplo, você poderá ficar com uma feição de raiva, mesmo que não esteja com esse sentimento.

Por isso, é essencial manter a sobrancelha no formato mais adequado ao seu rosto, combinando com a face como um todo e valorizando o olha. A primeira dica, que deve ser levada sempre em consideração, é manter sua sobrancelha o mais natural possível: você pode limpá-la e deixar a curvatura mais definida, mas sem exageros e sempre respeitando o formato original.

sobrancelha-perfeita
Veja o passo a passo para ter a sobrancelha perfeita:

Passo 1: Cuidados antes de começar

Antes de tudo, preste atenção na pinça: escolha uma pinça mais grossa e, na hora da compra, observe se as pontas realmente se encaixam – afinal, nada mais frustrante do que tentar tirar um pelo e a pinça não segurar nada. Depois, encontre um local bem iluminado e com um espelho em tamanho grande para poder começar o trabalho.

Para evitar qualquer irritação, alergia ou infecção na pele, é necessário tomar alguns cuidados. Lembre-se de retirar toda a maquiagem da região e de remover qualquer creme que você esteja utilizando. Lave bem a região com água e sabão. Atenção: a pinça que você vai utilizar também precisa estar bem limpa – você pode até passar álcool 70º nela.

Passo 2: Identifique o formato do seu rosto

Para cada formato de rosto existe um modelo de sobrancelha mais adequado, que combina mais com a sua estrutura. Uma dica importantíssima para ter uma sobrancelha bonita é identificar o formato do seu rosto para poder definir a sobrancelha:

Rosto oval: combina com sobrancelhas arqueadas e mais altas. Elas devem ser mais grossas na parte interna e ficar mais finas depois do arco.

Rosto redondo: deve-se evitar sobrancelha muito fina, que pode deixar o rosto com aspecto mais rechonchudo. Aposte nas sobrancelhas mais grossas e procure formar um ângulo no ponto mais alto da curvatura.

Rosto quadrado: opte por sobrancelhas retas, fazendo um ângulo acentuado na porção mais externa. Mantenha uma espessura média.

Rosto triangular/longo: use sobrancelhas mais retas, com uma curva bem suave no final, de maneira que não forme ângulos.

Passo 3: Formato dos olhos

Para valorizar seu rosto, suas sobrancelhas devem estar em harmonia com o formato dos seus olhos. Veja as dicas:

Olhos pequenos: é importante manter a parte de baixo da sobrancelha bem limpa. De forma que o arco fique o mais distante possível dos olhos. Nesse caso, não se aconselha adotar um formato muito espesso.

Olhos grandes: você pode manter o formato natural, arqueando levemente. Evite deixar sua sobrancelha muito fina.

Olhos separados: mantenha os cantos internos das sobrancelhas o mais próximo possível e adote um formato mais retilíneo.

Olhos juntos: a região entre as sobrancelhas deve estar livre de pelos. Para isso, você pode tirar um pouco a mais além da linha do canto do nariz (saiba mais sobre essa linha a seguir).

Passo 4: Sobrancelha na medida certa

É bem fácil verificar se sua sobrancelha está na proporção ideal para o seu rosto. Primeiro, posicione um lápis de maneira a unir o canto externo do nariz e o canto interno do olho. Sua sobrancelha deve iniciar exatamente no ponto que se alinha ao lápis.

Em seguida, segure o lápis de forma que ele saia da ponta do seu nariz e passe no meio da sua íris. O local onde ele encostar na sua sobrancelha deve ser o ponto mais alto dela, fazendo o arco. Por fim, retorne o lápis para o canto externo do nariz e posicione-o em alinhamento com o canto externo do olho. Este é o ponto que marca onde sua sobrancelha deve terminar.

Desenho sobrancelha

Passo 5: Removendo os pelos

Depois de verificar os pontos ideias de início, curvatura e término da sua sobrancelha, é hora de retirar os pelos que estiverem em desacordo com esse formato. Para facilitar e diminuir a dor, você pode passar uma toalha umedecida com água morna, o que ajuda a abrir os poros.

Com a pinça, puxe os pelos em excesso sempre no sentido do crescimento, ou seja, de dentro para fora do rosto. Faça isso com delicadeza para evitar a quebra do fio. Caso seja necessário cortá-los, você deve escová-los para cima e cortar as sobras. Depois, repita o mesmo processo escovando-os para baixo. Lembre-se de limpar a tesoura antes do uso.

No final do processo, utilize uma loção calmante para diminuir a irritação e a vermelhidão local. Não se esqueça de aplicar o filtro solar.

Atenção: tenha em mente que nosso rosto não é simétrico: assim como os olhos são ligeiramente diferentes, as sobrancelhas também não precisam ser exatamente iguais. No ímpeto de querer deixar as duas idênticas, você pode cometer alguns exageros na hora de remover os pelos.

Passo 6: Corrigindo falhas

É normal que as sobrancelhas apresentem algumas falhas. Você pode preencher os espaços com um pincel ou sombra em tons mais claros do que a cor dos pelos. Caso você precise de uma solução mais drástica, é possível recorrer a uma micropigmentação.

Passo 7: Manutenção

Para facilitar os cuidados com as suas sobrancelhas, faça a manutenção do formato a cada 15 dias, procurando retirar os pelos que estiverem em excesso.

sobrancelha-cuidados

Você também pode gostar de: O que você precisa saber sobre lifting facial.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).