11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Ninfoplasia: entenda quando é indicada!

ninfoplastia

A ninfoplastia, ou labioplastia, é um procedimento cirúrgico realizado nos pequenos lábios vaginais que auxilia na harmonização, reparando diferentes formatos do órgão sexual feminino e melhorando não só a estética, mas também os desconfortos durante as relações.

A técnica conta com cada dia mais adeptas no Brasil e se tornou um dos procedimentos da cirurgia plástica mais realizados no país. Quer entender melhor sobre o assunto? Neste post, listamos tudo o que você precisa saber sobre a ninfoplastia, antes de recorrer ao procedimento. Confira!

Como a ninfoplastia é realizada?

Antes de recorrer ao procedimento, é importante que a mulher passe pela avaliação de um cirurgião plástico para verificar se o tamanho dos pequenos lábios é realmente anormal e se a cirurgia é ou não indicada.

O procedimento é feito com anestesia local com sedação e dura de 40 minutos a uma hora. A paciente, normalmente, recebe alta no mesmo dia ou no dia seguinte. Durante a cirurgia, o médico corta parte dos lábios e reconstrói a estrutura para evitar cicatrizes aparentes.

A sutura é feita com pontos absorvíveis, que se dissolvem ao longo do tempo, dispensando a necessidade de voltar para a clínica para retirá-los.

Como é a recuperação e quando os resultados aparecem?

O pós-operatório costuma ser bastante tranquilo e praticamente sem dores. É comum que as pacientes notem inchaço na região, no entanto, o edema tende a regredir dentro de duas semanas.

A cicatrização completa se dá cerca de 6 semanas após a cirurgia, quando é possível observar o resultado final. No entanto, é possível notar pequenas mudanças dia após dia.

Existem contraindicações?

A cirurgia intima não conta com contraindicações absolutas, no entanto, assim como outras cirurgias, ela não é indicada para pacientes com doenças crônicas, diabetes, hipertensão e insuficiência cardíaca descontroladas.

No caso de pacientes com infecção ativa no local ou corrimentos, a recomendação é que o tratamento do problema seja realizado antes da cirurgia. Também não é recomendado realizar o procedimento durante a menstruação ou muito próximo a ela, pois o sangue menstrual pode deixar a região mais úmida, favorecendo infecções.

Para quem é indicada?

A cirurgia é indicada para casos em que o tamanho dos pequenos lábios vaginais excede o dos grandes lábios, o que pode trazer não só desconforto estético e constrangimentos para a mulher, mas também dor e incomodo nas relações sexuais.

Quais os cuidados no pré e pós-operatório

O primeiro passo para quem deseja passar pela cirurgia é procurar um cirurgião plástico de confiança e que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). O profissional deve alinhar as expectativas com o paciente e solicitar exames para verificar o quadro de saúde geral.

As recomendações pré-cirúrgicas incluem jejum de 8 horas, assim como a interrupção do uso de medicamentos específicos, de bebidas alcoólicas e de cigarro nos dias que antecedem o procedimento.

Para o pós-operatório, é recomendado o uso de pomadas próprias, compressas de gelo nos primeiros dias para evitar o inchaço e uma boa higiene do local. Além disso, é indicado seguir algumas restrições, como:

  • não utilizar roupas justas e calças jeans nos 30 primeiros dias;
  • não ter relações sexuais nos 30 primeiros dias;
  • realizar atividades físicas apenas após 15 dias;
  • não entrar no mar e na piscina nos primeiros 15 a 21 dias.

A ninfoplastia é um procedimento cirúrgico relativamente simples que busca aprimorar o aspecto da região intima, melhorando a autoestima da mulher e aliviando desconfortos físicos e emocionais. Na hora de realizar a cirurgia, é fundamental buscar por um cirurgião capacitado e com quem você consiga se sentir confortável e confiante.

A Dra. Luciana Pepino é referência em cirurgias intimas e está preparada para atender a todas as suas demandas. Entre em contato e agende uma consulta.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).