Cuidados para quem faz alisamento capilar

Faz alisamentos com frequência? Conheça os principais cuidados que devemos ter para manter nossas madeixas lisas e hidratadas!

Já parou para pensar que, há 15 anos, o que começou com a proposta de ser uma nova moda para os cabelos, hoje já se tornou hábito e é desejado pela maioria das mulheres? Segundo uma pesquisa realizada por um site conhecido de artigos capilares, o cabelo liso ainda é o queridinho das brasileiras pela praticidade e identificação com o look. Se você faz parte do time dos fios chapados, confira aqui algumas dicas de ouro para mantê-los lindos e impecáveis.

Os Cuidados Começam Antes do Alisamento
Alisar os cabelos, seja em casa ou no salão, exige atenção redobrada antes mesmo de começar com o procedimento. É essencial evitar a utilização de outras químicas como tinturas e relaxamentos, pois assim os fios ficam mais resistentes e tendem a quebrar menos. Procure pesquisar bastante ou busque por um profissional qualificado para ter certeza do produto que será utilizado e qual a melhor técnica para o seu caso. Assim, você não corre o risco de utilizar misturas químicas que danifiquem seus fios. E, mesmo tendo certeza que tomou todos os cuidados necessários, nunca deixe de fazer o teste da mecha. Só continue com o alisamento se a estrutura do seu cabelo não vier a tornar-se elástica e quebradiça.

Cabelos Lisos e Hidratados
Os especialistas são unânimes quando se trata de relatar o problema nº 1 das mulheres que adotam o visual liso: o ressecamento dos fios. Isso acontece porque, ao adotar alguma técnica de alisamento, os cabelo perdem uma porcentagem de suas propriedades, tais como queratina, aminoácidos, colágeno e elastina. Para recuperar suas madeixas e mantê-las com aquele ar de capa de revista recorra a produtos que reestruturam a fibra capilar, fazendo hidratações semanais e reconstruções periódicas a fim de repor os componentes perdidos durante o processo.

Brilho e Pontas Naturais
Por possuírem substâncias adstringentes ou cáusticas, os alisantes costumam causar a abertura das cutículas dos fios. Você já sabe o que isso quer dizer, certo? Os cabelos ficam fragilizados, causando pontas duplas ou espigadas e até a perda de brilho. Para resolver esses problemas, procure sempre cortar as pontas periodicamente. Isso fortalece os fios e contribui para que os nutrientes percorram com mais eficácia o trajeto da raiz até as pontas. Você também pode usar seu reparador de pontas preferido depois de lavar os cabelos. Para recuperar o brilho natural, lave o cabelo com um reconstrutor de queratina. Deixe agir como indicado na embalagem do produto e enxágue logo em seguida. Nunca se esqueça de usar cremes hidratantes posteriormente. Fazendo esse procedimento a cada 15 dias, seu cabelo alcançará aquele brilho e liso naturais que você sempre quis, pois desta forma você estará gradativamente fortalecendo e reestruturando a fibra dos fios.

Alisamento x Coloração
Por fim, mas não menos importante, temos o fator coloração. Se você quer colorir e alisar suas madeixas, evite fazer os dois procedimentos em um mesmo dia. O ideal é passar pelo processo de coloração e, feito isso, aguardar cerca de 15 dias, no mínimo, para fazer o alisamento, uma vez que fazer os dois juntos fragiliza os fios e acaba danificando a saúde de seu couro cabeludo.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).