Menu

O cotonete pode te ajudar mais do você imagina!

Ganhe um aliado poderoso para a maquiagem perfeita: o cotonete!

Para o pessoal que já passou dos 40 basta falar o nome e logo vem à mente o homenzinho azul do comercial de TV que chegou a levar o bronze no Festival de Cannes em 1978 e foi vinculado até a década de 90. Claro, gente grande também precisa de carinho e até na hora da maquiagem o cotonete é uma verdadeira mão na roda. Para quem não sabe, as hastes plásticas com algodãozinho na ponta são excelentes para criar efeitos muito especiais no make up, como esfumaçar o lápis bem rente aos cílios inferiores. Pois é, aquele efeito bonito de olhos maiores é conseguido fazendo uma linha bem rente aos cílios e, depois, esfregando bem suavemente o cotonete para enfraquecer a cor. Para esfumaçar a sombra quando você está sem pincel já é truque antigo, mas aqui você vai encontrar outras utilidades para o cotonete na maquiagem que você nunca pensou antes.

Vale a pena ter sempre uma caixinha de reserva para o make? Claro, e muito, tanto que já existe até um feito especialmente para isso, com duas extremidades diferentes, sendo uma pontuda e a outra achatada. Mas nem precisa tanto, com os comuns mesmo você consegue efeitos bem bacanas. Para quem quer fazer aquele look especial para a balada e não abre mão do glitter, a dica é aplicar o produto com cotonete fazendo as vezes de carimbo, com pressionadas bem levinhas. O efeito fica ótimo e a aplicação é muito fácil. Da mesma forma a ponta arredondada também é perfeita para aplicar pigmentos iluminadores no cantinho dos olhos. Experimente também usá-los para limpar as sobrancelhas depois de aplicar a base, sai tudo na medida certa. Basta molhar a pontinha na água e passar sobre os pelos que eles ficam libres dos resíduos.

Os cotonetes também muito eficientes para esfumar sombras, inclusive dando aquele formato em “V” no canto externo dos olhos. Passe o pincel no cal desejado e depois dê o acabamento com a pontinha da haste, fazendo o formato que você preferir. Se as sobrancelhas estão com falhas, a receita é cobri-las com o lápis no mesmo tom, aproveitando para ajeitar o seu formato. Com o cotonete seco você retira o excesso sem problemas, esfumando o lápis e dando um aspecto muito mais natural visual. O mesmo acontece com o batom mate, que às vezes tem o tom mais forte do que o seu humor está pedindo para aquele dia. Para dar um efeito de boca corada mas sem estar marcada basta transferir aplicar o batom através da ponta de algodão.

O cotonete também é muito útil para tirar aquela escorregada que volta e meia acontece quando está aplicando o batom vermelho. Tudo o que você precisa fazer é redesenhar o contorno da boca passando a ponta molhada em demaquilante. Iluminar o rosto fica lindo, mas às vezes o exagero acontece e a você nem percebe direito. Para evitar isso, use a ponta do cotonete como dosador, passando bem pouquinho. Assim você ilumina a ponte do nariz sem medo de brilhar em excesso. Na hora da limpeza ele também um aliado poderoso, ainda mais quando o assunto é máscara de cílios. Ele tanto ajuda a retirar o borrão, seco ou com um pouquinho de demaquilante, a remover o rímel à prova d’água sem precisar esfregar os cílios. Para isso coloque um pedacinho de papel na região das olheiras, feche os olhos e passe suavemente o cotonete sobre os cílios também embebido no demaquilante. Agora que você acaba de descobrir mais um grande aliado para a sua beleza, não deixe faltar um potinho de reserva para seu make up!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).