11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Alimentos que ajudam na recuperação de cirurgia plástica

Confira lista de alimentos que ajudam na recuperação pós-cirúrgica e importância da boa alimentação

Após a cirurgia plástica é essencial montar uma dieta que inclua alimentos que ajudam na recuperação, cicatrização e fortalecimento do sistema imunológico para uma alta médica mais rápida e com menores chances de complicações.

Inicialmente é preciso destacar que a dieta pós-operatória deve ser conversada com o cirurgião plástico desde o planejamento da cirurgia. Por exemplo, na rinoplastia e mentoplastia existem especificações quanto à dieta após a cirurgia.

Existindo ou não restrições, alguns alimentos que ajudam na recuperação podem ser incorporados à dieta mesmo batidos ou amassados quando não puderem ser ingeridos inteiros. Saiba mais a seguir!

Quais alimentos que ajudam na recuperação?

Os alimentos que ajudam na recuperação são aqueles que beneficiam diretamente o processo de cicatrização, mas também aqueles que fortalecem seu sistema imunológico ajudando o organismo a responder caso haja um princípio de infecção, por exemplo.

Carnes magras e peixes

Muitas pessoas têm receio de comer carnes no pós-operatório, mas se der preferência às carnes magras e, principalmente, se incluir peixes à dieta, haverá vários benefícios.

Esses alimentos são ricos em proteínas, têm baixa porcentagem de gordura e ajudam na cicatrização por estimularem a produção de colágeno.

Gorduras saudáveis

Existem gorduras saudáveis e elas são fundamentais para uma alimentação balanceada. Elas contribuem na cicatrização e também para evitar inflamações.

Entre as opções saudáveis destacam-se aquelas com ácidos graxos e ômega 3, como é o caso dos peixes, oleaginosas e azeite.

Alimentos ricos em ferro

Algumas opções de alimentos que ajudam na recuperação são aqueles ricos em ferro, como carne de aves, peixes, feijão, lentilha e ervilha.

O ferro desempenha um papel central no fortalecimento do sistema imunológico e atua na prevenção da anemia, que pode agravar um quadro de saúde já fragilizado, além de beneficiar a cicatrização.

Vitamina C

A vitamina C é uma grande aliada do sistema imunológico e está entre os principais alimentos que ajudam na recuperação, aumentando a imunidade, melhorando a absorção de ferro e estimulando a produção de colágeno.

Dessa forma, é importante que alimentos ricos em vitamina C estejam presentes na dieta, como frutas cítricas, vegetais verde-escuro, tomate e pimentão.

Quais alimentos podem ajudar na recuperação?

Alimentos ricos em fibras

Após a cirurgia plástica, principalmente em procedimentos abdominais, como a abdominoplastia e a lipoaspiração, a prisão de ventre e dificuldade para evacuar prejudicam a recuperação da paciente.

Dessa forma, é essencial que os alimentos ricos em fibra sejam incorporados, em boa quantidade, na dieta pós-cirúrgica, principalmente em pacientes com histórico de problemas com constipação intestinal.

Entre os alimentos incluem-se opções integral, aveia, granola, legumes, vegetais e frutas.

Folhas verde-escuro

Entre os alimentos que ajudam na recuperação destacam-se os vegetais com folhas verde-escuro. Eles são benéficos ao sistema imunológico pela alta concentração de vitaminas A, B6 e B12.

Além disso, esses vegetais e folhas são ricos em ácido fólico que ajuda na formação dos glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo. Entre as opções incluem-se: rúcula, agrião, brócolis, couve e outras.

Líquidos

Após uma cirurgia plástica um elemento central na recuperação é a água, garantindo que o corpo fique hidratado, elimine as toxinas e reduza o inchaço.

Dessa forma, a ingestão de, em média, 8 copos de água deve te acompanhar no período pós-operatórios e, preferencialmente, depois também. Caso você canse de água pode também incluir chás e água de coco para hidratação.

Existem vários alimentos que ajudam na recuperação sendo fundamental criar uma dieta com diversidade nutricional e variedade de legumes, grãos, frutas, verduras e líquidos. Lembre-se sempre de conversar sobre o assunto com seu cirurgião plástico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).