Menu

Alimentos antes e depois do procedimento cirúrgico

alimento ideal em procedimentos cirurgicos

Veja o que você pode comer antes e depois de um procedimento cirúrgico.

Passar por um procedimento cirúrgico de qualquer espécie é extremamente desgastante e envolve uma preparação consciente para o tão esperado dia. Em geral, o médico orienta as pacientes a não fumarem, não ingerirem bebidas alcoólicas. Além de deixarem de tomar certos medicamentos que atrapalham no processo.

Na hora de fazer uma cirurgia, é preciso adotar um cardápio equilibrado e que prepare o corpo para os métodos evasivos. Segundo alguns especialistas. Manter a dieta é indispensável para maximizar os efeitos positivos do pós-operatório. Evitando muitos dos riscos e complicações que podem ocorrer em qualquer tipo de cirurgia.

O que não consumir?

É importante que o paciente comece a se preparar para a cirurgia desde cedo. Consumindo alimentos pobres em gordura saturada e evitando alimentos ricos em açúcar refinado ou industrializados. Na lista de alimentos que devem ser evitados estão fast-food, biscoitos de chocolate, refrigerantes, frituras e carnes gordas. Isso porque esses alimentos interferem de forma intensa no processo de cicatrização porque afetam o sistema imunológico.

O que posso consumir?

alimentos-procedimento-cirurgico

Carnes magras, aves, ovos e peixes: as proteínas vão ajudar bastante na fase de recuperação dos tecidos e influenciar na cicatrização. Colaborando com os efeitos da cirurgia. As proteínas também ajudam a produzir colágeno. Substância responsável pela formação e manutenção de nossa pele, tecidos e ossos, por exemplo.

O ideal é consumir as proteínas no pré e pós-operatório. No caso das aves e peixes, ricos em ferro, esses alimentos ajudam a prevenir a anemia e contribuem para a aceleração do processo de cicatrização do corpo. Outros alimentos que também são ricos em ferro e podem ser consumidos são: lentilha, ervilha, feijão e espinafre.

Gorduras amigas: alimentos que apresentam alto teor de ácidos graxos e ômega 3 são ótimos para quem está se preparando para uma cirurgia. Os óleos vegetais também devem ser consumidos. Já que eles têm um papel importante na cicatrização e afastam a possibilidade de reações inflamatórias no organismo tanto durante como depois da cirurgia. Porém, mesmo se tratando de gorduras permitidas, o ideal é moderar em seu consumo.

alimentacao-procediemento-cirurgico

Integrais, vegetais e frutas: esses alimentos nem precisamos citar, não é mesmo? Consumir boas doses de fibras ajuda no funcionamento do intestino durante o pós-operatório. Os pães integrais, por exemplo, ajudam na cicatrização porque melhoram a circulação sanguínea. Além de aumentarem o tempo de saciedade e serem ricos em nutrientes e minerais. Que vão atuar diretamente na recuperação durante o processo pós-operatório.

Leite e iogurte: são conhecidos como ótimas fontes de probióticos. Que são aqueles microrganismos que ajudam a equilibrar a flora intestinal e facilitam a eliminação de toxinas. O iogurte e o leite também aumentam a imunidade porque recompõem bactérias benéficas na flora intestinal, além de protegerem o sistema nervoso. Vale lembrar que produtos lácteos não devem ser consumidos pelo menos nos dois primeiros dias após o procedimento cirúrgico.

Ideal além do procedimento!

alimentacao-procediemento-cirurgico

Vitamina C: essa vitamina é extremamente importante tanto antes como depois da operação. Alimentos como acerola, limão, laranja, verduras e vegetais verde-escuros podem ser ingeridos sem medo para aumentar a imunidade da paciente. Além de aumentar a eficácia na absorção de ferro, que ajuda a produzir o colágeno em seu organismo.

O médico deve acompanhar o paciente com mais cuidado em casos de anemia, uma vez que pode haver uma perda maior de sangue e, consequentemente, de ferro durante o procedimento cirúrgico.

Líquidos:
o ideal é manter o corpo hidratado para eliminar o inchaço. Outra dica é consumir suco de frutas, água mineral ou água de coco, considerado um isotônico que ajuda o organismo a absorver sódio. O ideal é consumir, pelo menos, 8 copos de água por dia, uma vez que ela ajuda na hidratação do corpo.

Nos primeiros dias após a cirurgia, deve-se evitar bebidas gaseificadas, ácidas (laranja, limão e tangerina, por exemplo) ou que contenham muito açúcar e, claro, as bebidas alcoólicas. Os chás e a água de coco estão liberados antes e depois da cirurgia.

Você pode gostar também: Qual a idade ideal para a primeira cirurgia.

 

 

Simule Agora sua Prótese Mamária

  • 16
    Shares

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).